Saúde

Junho Vermelho: Morro da Fumaça conscientiza população sobre a doação de sangue

Junho Vermelho: Morro da Fumaça conscientiza população sobre a doação de sangue
BEATRIZ COAN / PMMF

Unidades Básicas de Saúde foram decoradas com o tema.

Neste mês de junho, o Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, vem realizando a conscientização da importância da doação de sangue, em alusão ao Junho Vermelho. A campanha acontece neste mês devido ao Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, a ser celebrado nesta quarta-feira, 14 de junho.

As coletas de doações de sangue em Santa Catarina funcionam de forma regionalizada, por isso a secretaria iniciou neste mês uma campanha para contribuir mensalmente com o hemocentro da região. “Toda última quarta-feira do mês nós levaremos, pela manhã, os moradores de Morro da Fumaça que se prontificarem a doar. Para participar é preciso realizar o agendamento, que pode ser através do telefone 3434-1711”, informa a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Conforme Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados com responsável legal, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e saudável, além de levar documento oficial com foto. Dúvidas sobre restrições e contra indicações podem ser retiradas na Secretaria do Sistema de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além dos agendamentos para levar os doadores de sangue, o governo também vem atuando dentro das UBS. “Neste mês, decoramos as unidades de saúde para chamar a atenção dos moradores sobre a importância de doar sangue e disponibilizamos algumas informações de destaques, como que, de acordo com o Ministério da Saúde, uma doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas”, pontua a coordenadora da Atenção Básica, Francine da Soller Teixeira.

Topo