Especial

Jovem autista se destaca na produção de bonecos de biscuit em Morro da Fumaça

Jovem autista se destaca na produção de bonecos de biscuit em Morro da Fumaça
Gabriela Recco

Criatividade, concentração e uma coordenação motora impressionante fazem do jovem Thiago Machado de Jesus, com 16 anos de idade, um mestre na arte do biscuit. Ele cria miniaturas de bonecos e objetos personalizados. Autista, ele encontrou na arte uma forma diferente de se expressar e interagir com o mundo.

Entre os personagens criados pelo jovem estão: Freddie Mercury, Raul Seixas, Rick Astley, Michael Jackson, Super Mário, Dinossauros, animais de estimação e muitos outros. “Comecei fazendo personagens do Pokémon e Transformers. E depois fui fazendo novos personagens. Mas meus preferidos são os Transformers”, conta o jovem que mora com os pais, Moyses Catarina e Luciane Caetano Machado, no Loteamento Graziela, em Morro da Fumaça.

A paixão pela arte começou na infância quando ele observava a mãe fazendo biscuit. O biscuit é uma massa de modelagem feita a partir de amido de milho, cola branca e vaselina. “Quando morávamos em Florianópolis eu fazia lembrancinhas de casamento e batismo de biscuit. E o Thiago ficava ao redor e começou a brincar com a massinha formando personagens no jeitinho dele. E nunca mais parou”, coloca a mãe.

“Não pode faltar massinha em casa. Todo dia o Thiago está fazendo, quando não é encomenda é fazendo as invenções dele. Ele já teve uma encomenda de 50 cavalos para lembrancinha”, lembra com orgulho Luciane.

Muito inteligente e com coordenação motora fina, Thiago tem capacidade de mover os dedos com as massinhas bem pequeninas modelando peças em menos de cinco minutos. “Dependendo do tamanho até faço em menos tempo”, explica o artesão que busca inspirações nos filmes e músicas.

Além do biscuit, Thiago é fascinado por criar histórias e animações de stop motion. “E faço maquetes. Fiz uma minicidade”, recorda.

Os planos para o futuro são aumentar a divulgação do seu canal no Youtube para alavancar vendas. “Também estou fazendo um projeto, uma história que tem quatro temporadas e se chama: Transformers, o legado da esperança. Pretendo lançar no ano que vem. Outro projeto é um livro sobre os signos do Zodíaco”.

Thiago adora fazer vídeos e seu canal no YouTube possui 418 inscritos e conta com diversos vídeos produzidos por ele mesmo. Já a conta do Instagram são 117 seguidores. “Meu sonho é chegar em mil inscritos”.

Siga o canal do YouTube clicando aqui

Autismo

A mãe conta que a descoberta do autismo no filho foi por volta dos quatros anos de idade. “Foi quando ele começou a ir para escola. A professora na época nos orientou a procurar um médico. E naquele tempo não tinha tanta informação como hoje. Eu nem sabia que existia autismo. Foram três anos passando por diversos médicos e atendimentos até ter o diagnóstico do Thiago. Ele demorou mais para falar e andar. Com sete meses ele não ficava sentado. Tudo foi mais tardio”, relembra.

Estudante da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, Thiago conta que é respeitado por todos. “Eu sempre tive uma vida normal e boa, sempre fui comportado, e não faço mal a ninguém. Um dia eu li que: “você é perfeito do jeito que é”.

Os pais são os maiores incentivadores e acompanham todos os passos do filho. “O Thiago é minha vida. Deus o mandou para mim assim, desse jeito especial. Nós o deixamos livre para escolher o que quiser ser no futuro, e vamos estar sempre apoiando”, destaca Luciane. “Sou músico e onde posso, levo o Thiago comigo nos shows para mostrar suas artes. A música também é uma inspiração para ele”, completa Moyses.

“Eu nunca vou parar de fazer minhas artes. Quero ser sempre um artesão. A arte é um trabalho incrível. Eu posso fazer qualquer personagem que eu quiser”, finaliza Thiago.

Siga o Instagram  clicando aqui

Topo