Educação

Internacionalização: Unesc firma novo convênio com universidade do Equador

Internacionalização: Unesc firma novo convênio com universidade do Equador
Assessoria de Imprensa Unesc

Reitora Luciane Bisognin Ceretta assinou na tarde desta segunda-feira (3/04) o 45º acordo internacional da instituição.

Um novo acordo internacional passa a integrar a gama de parcerias da Unesc com instituições consagradas distribuídas por todo o mundo. Desta vez, quem assinou contrato de cooperação com a maior Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina foi a Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador. Uma comitiva da instituição visitou o campus em Criciúma nesta segunda-feira (03/04), conheceu alguns dos grandes diferenciais da Unesc e estreitou laços com gestão universitária e professores.

A partir da parceria firmada oficialmente por meio do contrato assinado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta e pelo reitor da UTPL, Santiago Acosta Aide, as duas instituições se comprometem em estimular pesquisas conjuntas de interesse comum e colaborar mutuamente para o desenvolvimento do ensino. Com o convênio, as universidades irão promover e facilitar o intercâmbio de docentes e pesquisadores, além de fortalecer as oportunidades para estudantes de graduação e pós-graduação. Este é o 45º acordo internacional da Unesc.

Para Luciane, receber a comitiva equatoriana e assinar mais um importante convênio marca um momento no qual a Unesc tem prezado por, cada vez mais, estreitar relações com grandes instituições internacionais. “Nos sentimos lisonjeados com a visita e com a possibilidade de intercâmbio entre as nossas universidades. Percebemos que temos muito em comum em nossas missões e temos a convicção de que poderemos colaborar de sobremaneira uma com a outra, oportunizando experiências valiosas a ambas comunidades acadêmicas”, destacou a reitora.

Após a apresentação de diversos espaços do campus, o reitor visitante fez questão de salientar a grata surpresa pela hospitalidade e excelente estrutura encontrada na Unesc.  “Temos aqui uma Universidade muito completa, com muitos laboratórios de ponta. O que mais me chama a atenção, ainda, é o trabalho desenvolvido pela Instituição com as atividades de ensino, pesquisa e os contatos com as comunidades, proporcionado ainda uma aprendizagem voltada na prática”, salientou.

“Estamos convencidos de que hoje em dia uma universidade em progresso tem fortes vínculos com outras instituições de ensino superior. Esse convênio é importante porque temos muitos pontos em comum. Somos universidades de vocação e serviço à sociedade e muito sérias. Esses pontos permitem pensar em convênio com ações práticas de interesse para as duas instituições”, apontou o reitor, que fez a visita acompanhado do diretor geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Artieres Estevão Romeiro, e do diretor geral de Relações Interinstitucionais da UTPL, Luciano Rodrigues Marcelino.

A partir da parceria as universidades têm objetivos como avaliar a possibilidade de estabelecer projetos comuns entre os grupos de pesquisa; incentivar a mobilidade estudantil e de docentes em programas de intercâmbios físicos ou virtuais; e criar canais de colaboração entre os ambientes de inovação e de empreendedorismo para a geração de oportunidades de negócios no âmbito dos dois países.

Consolidação de defesa da Unesc

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, a Unesc, que já é reconhecida nacional e internacionalmente, tem neste convênio mais uma consagração das políticas de internacionalização alinhadas ao Plano de Desenvolvimento institucional.

“A Unesc atua regionalmente, mas com âmbito internacional. Receber essa universidade conceituada mostra o quanto estamos engajados em oferecer e compartilhar saberes. É um momento de troca, de colaboração, de produção de projetos conjuntos porque acreditamos que desse modo que se transforma como instituição cada vez mais de excelência, mas como também compartilhamos aquilo que fazemos”, dividiu Gisele.

As portas que se abrem a partir de mais um contrato firmado, para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, são de grande significado para toda a comunidade acadêmica. “As oportunidades vão muito além do ensino e da pesquisa. Conviver com pessoas de outros países e outras culturas agrega muito na formação tanto dos acadêmicos, quanto dos nossos professores”, avaliou.

Anseios em comum

Assim como a Unesc, que nasceu por anseio da comunidade, a UTPL, fundada em 1971, também foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país, o Equador, promovendo a pesquisa com liberdade científico-administrativa.

A universidade conta com 46 anos de atuação no EaD, com a maior cobertura nacional com 89 centros regionais, com centros internacionais em Roma, Madri e Nova York, com 43 mil alunos, sendo 37 mil totalmente no EaD.

A UTPL conta com o campus sede certificado como Parque Científico e Tecnológico, uma incubadora e aceleradora universitária chamada Prendho, conceituado entre as cinco melhores do mundo. A ampliação de acordos internacionais, entre eles com a Unesc, faz parte do Plano Estratégico e Desenvolvimento Institucional da UTPL – PEDI 2020-2025.

Topo