Educação

Iniciativas da Unesc transformam cenários por meio da inovação

Iniciativas da Unesc transformam cenários por meio da inovação
ASSESSORIA UNESC

Projetos que integram o Hub Unesc Connect inserem crianças, adolescentes, jovens e adultos no universo inovador.

O ano de 2023 foi um dos mais expressivos para a Unesc no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo. Quem ganha com isso é toda a comunidade, já que os projetos de integração ao ecossistema inovador da Universidade envolvem desde estudantes em idade escolar até acadêmicos, empreendedores locais e todas as pessoas interessadas em inovar em produtos, serviços e entregas.

Uma das materializações do sucesso do hub de inovação é a posição de destaque alcançada no Ranking Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023, elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior. Ao garantir seu lugar entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, além de conquistar o posto de instituição mais empreendedora de Santa Catarina, a Unesc reafirma sua dedicação contínua à inovação, ao empreendedorismo e à excelência educacional.

Além desse resultado, a Instituição figurou ainda em destaque no tradicional Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país. A Universidade, por meio da pesquisa, se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil.

Em âmbito estadual, o destaque é consolidado com o recebimento do Prêmio de Inovação Catarinense, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), recebendo a segunda colocação como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) Inovadora.

Tudo isso, conforme a reitora Luciane Ceretta, é fruto da dedicação de um time de profissionais apaixonados por aquilo que fazem e que abraçam a missão da Instituição. “Estamos em terceiro lugar entre as IES não estatais de Santa Catarina e 36º lugar no país. São números expressivos diante de uma infinidade de Instituições, de muitas iniciativas de destaque, e dentre as quais a Unesc desponta entre as principais. Os resultados nos orgulham e, principalmente, motivam ainda mais”, pontua.

Entre os projetos que regem todo esse protagonismo estão, além da própria Graduação Multi, modelo diferenciado de ensino, ações como Unesc Labs, Unesc Connect, Unesc Challenge, Inova Júnior, e o mais recente, o Centro de Inovação para o Agronegócio Ricardo Faria. Cada um deles tem foco voltado a um tipo de público e demanda, formando um ecossistema completo que atende toda a comunidade do Sul Catarinense.

Inovação: palavra de ordem

O destaque da Unesc no que diz respeito à Inovação não é por acaso. Ao longo de 2023 muitos foram os projetos voltados a essa temática que fizeram a diferença na vida de pessoas de diferentes espaços da sociedade.

Conheça alguns dos projetos de destaque:

Unesc Challenge – 55 Anos – 55h de Inovação e Empreendedorismo;

Projeto envolve acadêmicos, professores, mentores e avaliadores em competições de inovação e empreendedorismo universitário. Na pauta do desafio estão desafios para propor soluções para tornar o campus mais inteligente, a partir de mecanismos de otimização, com ou sem o uso de tecnologias digitais.

Perspectiva de avanço com grande investimento

O ambiente de inovação da Unesc, que já é de destaque, promete ser potencializado já em 2024 com um grande investimento. Em dezembro de 2023 o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação oficializou o repasse do montante de R$11 milhões para a reforma completa do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Além de reforma e ampliação da estrutura física do Parque, localizado há poucos minutos do campus da Universidade, parte do valor será utilizada para a renovação de equipamentos que venham a aprimorar ainda mais os trabalhos desenvolvidos com acadêmicos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e em prestação de serviços junto aos municípios, por exemplo.

Inova Júnior: Foco nos talentos do Ensino Médio

Com foco em alunos de Ensino Médio de escolas de toda a região, o Inova Júnior contou com dois grandes eventos: de lançamento e de apresentação dos pitches e premiação.

Ao todo, 1,2 mil estudantes da região mergulharam em um universo da inovação em uma proposta, que ao longo de dois meses, ofereceu ensinamentos, experiências e conexões que resultaram em ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo.

O projeto tem parceria da Junior Achievement e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e premiou as melhores propostas desenvolvidas na jornada de aprendizado e crescimento.

Lançamento do Centro de Inovação para o Agronegócio Ricardo Faria

Ao receber o empresário Ricardo Faria, fundador da Granja Faria – a maior produtora de ovos férteis e comerciais do Brasil, a Unesc fez oficialmente o lançamento do Centro de Inovação para o Agronegócio que levará o nome da personalidade do setor.

Faria participou da primeira edição do Desenvolve Agro Unesc, evento especialmente dedicado à temática expressiva na área da inovação.

O empresário abraçou a proposta e integra a equipe que buscará trazer a expertise do mercado do agronegócio somado às experiências da academia no ramo da Inovação.

Unesc Connect campeão em voto popular

Premiado regionalmente por meio de voto popular, o Unesc Connect, hub de inovação que tem como propósito promover e incentivar conexões com os mais diversos entusiastas da inovação presentes na sociedade. A proposta envolve dez eixos temáticos divididos entre Inovação em Saúde; Food Techs; Inovação em Smart City; Inovação Social; Educação 4.0; Unesc Experience; Tecnologias em Gestão Universitária; Empreende Mulher Unesc e Agronegócio.

O projeto conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação na iniciativa “Criciúma Faz Bem”, da NSC TV. Conforme a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Engel, o Unesc Connect tem se consolidado cada vez mais como importante instrumento de multiplicação do conhecimento e, logo, de qualificação de ideias promissoras.

“O projeto cresce, ganha cada vez mais adeptos, se torna mais conhecido, mais acessado e conecta cada vez mais negócios. Sermos vencedores do prêmio neste momento é incrível, pois faz com que a informação sobre o Unesc Connect seja ainda mais reconhecida. Nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua.

Topo