Saúde

Iniciativa vai zerar fila de cateterismo na Amrec e Amesc

Iniciativa vai zerar fila de cateterismo na Amrec e Amesc
ASSESSORIA DE IMPRENSA

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) esteve reunido na tarde de quinta-feira (3) com o secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Saúde, Marijane Felippe, e a direção do Hospital São José. O principal objetivo foi encontrar uma alternativa para zerar a fila para exames de cateterismo nos municípios da Amrec e Amesc. Ficou definido que Minotto vai encaminhar uma emenda parlamentar para atender 270 pacientes que aguardam hoje na fila de espera.

“Depois de muitas discussões e encaminhamentos para zerar esta fila, porque o valor da tabela SUS é muito baixo, conseguimos encontrar um parceiro que trouxe uma solução. O deputado Minotto vai destinar R$ 250 mil de emenda para complementar os valores e possibilitar que zeremos a fila de espera. Quero em nome de todos os secretários de saúde do sul agradecer este gesto do deputado”, destacou o secretário Acélio Casagrande.

Em Morro da Fumaça, são 13 pacientes aguardando na fila pelo cateterismo. “Estamos muito felizes, porque o Hospital São José é referência na cardiologia para as regiões da Amrec e Amesc. Com esta ação, vamos resolver a vida de pacientes que estavam há tempo aguardando pelo exame de alta complexidade. E o melhor, não vamos precisar levar os pacientes até Itajaí, onde foi ofertado pelo Governo do Estado o exame. Muito melhor para a segurança e conforto de quem precisa de atendimento, e, também, economia aos municípios que não precisam fazer o deslocamento”, explicou a secretária do sistema de saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe.

“Esse encaminhamento foi possível após muito diálogo e a sensibilidade de todas as partes interessadas. Em aproximadamente dois meses vamos conseguir atender todos estes pacientes que aguardavam desde 2021 na fila pelo cateterismo. Quero continuar sendo parceiro, trabalhando pela saúde e salvando vidas”, pontuou Minotto.

Topo