Geral

Iniciada terceira turma do Mulheres Cooperativistas da Cermoful Energia

Iniciada terceira turma do Mulheres Cooperativistas da Cermoful Energia
KENIA PACHECO / CERMOFUL

Na busca pelo fortalecimento da presença feminina no cooperativismo, a Cermoful Energia abriu a terceira edição do projeto Mulheres Cooperativistas, nesta quinta-feira (10). Participam mais de 40 mulheres associadas dos municípios de Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes. Os encontros ocorrerão semanalmente no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, em Morro da Fumaça.

Temas como liderança feminina, educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal e relacionamento familiar serão abordados, com o objetivo de aprimorar as habilidades profissionais e pessoais das mulheres participantes. A capacitação também inclui assuntos como liderança, comunicação e oratória.

O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, ressaltou o valor do Mulheres Cooperativistas como fundamental. “A possibilidade de melhorar a vida das mulheres que participam e também da nossa cooperativa e das comunidades torna esse projeto ainda mais importante”, disse Recco.

O programa destaca a importância do papel das mulheres no cooperativismo, mas também reconhece as contribuições femininas para a economia e a sociedade em geral. Ao abordar assuntos como liderança, desenvolvimento interpessoal e relacionamentos familiares, o projeto enriquece as competências profissionais das participantes, e também promove o crescimento pessoal, impulsionando a autoconfiança e o bem-estar.

Responsáveis pela organização do evento e pelo setor de Recursos Humanos da Cermoful Energia, Daiane Rocha e Flávia Zaccaron destacam que o projeto é importante a longo prazo, ao educar mulheres sobre os princípios e práticas do cooperativismo, contribuindo para o crescimento econômico e social. Outro efeito positivo é a capacidade das participantes de inspirar outras mulheres em suas próprias comunidades, criando um ciclo de educação e capacitação.

A formatura da segunda turma do projeto, ocorrida na sexta-feira (4), contou com a participação de mulheres de Criciúma e Içara, ressaltando o alcance e a abrangência dessa iniciativa. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) apoia o projeto.

Topo