Geral

Incomodado com a sujeira, casal decide recolher o lixo da praia

Incomodado com a sujeira, casal decide recolher o lixo da praia

A temporada de verão mal começou e já agravou um problema que se arrasta pelo ano todo na Praia da Esplanada, em Jaguaruna. O lixo acumulado nas ruas, nas calçadas, e, principalmente, na orla marítima tem incomodado veranistas que circulam pelo balneário.

Querendo mudar essa realidade o casal morador de Cocal do Sul, Valcir Consoni e Maria Luiza Bosa Consoni, resolveu começar a recolher o lixo nos arredores do apartamento onde pretendem passar todo o verão. “Está horrível. As pessoas fazem lanches e largam tudo no chão. Ninguém leva lixo para casa ou deposita no lugar certo”, desabafa Consoni.

No fim da tarde desta terça-feira (27), o casal chamou a atenção ao sair às ruas pela primeira vez com o intuito de ajudar na limpeza da praia. “A sujeira é de todo tipo. Desde pescadores que limpam os peixes na beira mar até um casal que vimos hoje de mãos dadas, passeando com um cachorrinho, tudo muito lindo. Mas, daí o cachorro evacuou e eles viraram as costas e foram embora como se nada tivesse acontecido”, explica.

Para Valcir Consoni, o poder público precisa melhorar a colocação de lixeiras, mas, no geral, faz até demais. “Quem faz de menos é o povo. É muito relaxado. Temos que cobrar mais, e durante o ano todo. A limpeza tem que ser constante”, pontua.

Jornalistas João Manoel Neto e Gabriela Recco
Topo