Política

Histórico de gastos com pessoal explica inchaço na máquina pública em Morro da Fumaça

Histórico de gastos com pessoal explica inchaço na máquina pública em Morro da Fumaça

Levantamento feito para o inventário que a atual administração de Morro da Fumaça vai apresentar no fim do ano aponta que o governo do prefeito Agnaldo (Nado) Maccari (PSD) foi o que menos gastou com pessoal. O estudo inicia na segunda gestão do ex-prefeito Claudionor de Vasconcelos (PMDB). Entre 2001 e 2004, o percentual de aumento no ganho dos servidores foi de 79,3%, enquanto a inflação no período foi de somente 37,01%, representando um ganho real de 42,29%.

O prefeito seguinte, Valdemar Saccon (PMDB), de 2005 a 2008, concedeu aumento de 71,1%, diante de uma inflação no período de 19,18%, o que representa um ganho real de 51,92%. Já de 2009 a 2012, na administração de Baltazar Pellegrin (PP), aconteceu a maior desproporcionalidade. Os funcionários públicos receberam aumento de 88,7% em quatro anos, mas a inflação oficial foi de apenas 22,54%, totalizando 66,16% de ganho real.

Na gestão do atual prefeito, de 2013 a 2016, o reajuste aos servidores foi de 42,2%, diante de uma inflação de 30,72%, ou seja, apenas 11,48% de ganho real. Com esse crescimento, a folha de pagamento no último ano de mandato que na época de Claudionor de Vasconcelos era de R$ 5,2 milhões, vai fechar 2016 ultrapassando R$ 23,9 milhões. “O eventual descumprimento dos limites legais com gastos de pessoal é reflexo da atitude de gestores anteriores. Nós adotamos iniciativas para controlar as despesas, como reajustes seguindo a inflação, redução de secretarias e maior rigor na concessão de benefícios e contratação de novos servidores”, explica Nado.

“Esse índice não é ainda melhor em decorrência do cumprimento do piso nacional dos professores, correção do achatamento na tabela de salário dos professores e concessão de direitos estatutários como progressões por tempo de serviço, aperfeiçoamento, nova habilitação entre outros”, finaliza o atual prefeito. Os dados serão entregues ao futuro prefeito Agenor (Noi) Coral (PP) durante a transição e na posse.

Jornalista João Manoel Neto
Topo