Geral

A história de Rafael Sorato contada em livro

A história de Rafael Sorato contada em livro
Gabriela Recco

Familiares e amigos participaram na tarde deste sábado (13) do lançamento do Livro “Rafael Sorato” na Cantina Búrigo, no Distrito de Estação Cocal. Organizado pelo escritor e jornalista Cesar Pereira, o livro foi orientado pela esposa de Sorato, a senhora Maria Salete Viel Sorato e pelos filhos Elton, Jaqueline, Lucas e Michel.

A biografia com 245 páginas reúne artigos, notícias, fotografias e depoimentos reconstruindo cronologicamente a história de Sorato, desde o nascimento, passando por sua infância, vida escolar até a vida adulta: com destaque para a vida familiar, a importância da música, a militância política, sua dedicação às atividades religiosas até o diagnóstico da sua doença que culminou com o falecimento em 19 de dezembro de 2015.

Foram incansáveis dias separando materiais, colhendo e confirmando informações, buscando dados, fazendo reuniões, tudo para que o livro fosse o mais fidedigno possível. “O Rafael sempre gostou de guardar tudo. E neste acervo havia muita coisa e foi então que decidimos fazer o livro. Começamos a montar no ano da pandemia, e só agora conseguimos finalizar. O Rafael gostava de tudo muito simples, sem muitas cerimônias. Este momento realmente é muito especial para todos nós”, destaca a esposa, Maria Salete Viel Sorato.

Sorato foi um importante militante político na cidade, tendo sido Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereador em duas oportunidades, presidente da Câmara de vereadores, e vice-prefeito em dois mandatos. Também foi destaque na música com o Coral Vá Pensiero, e se dedicou as atividades religiosas. Foi um homem de família.

Sorato era filho de Otavio e Elza Sorato. Casou-se com Maria Salete Viel Sorato e tiveram quatro filhos: Elton Carlos Sorato, Jaqueline Sorato, Lucas Rafael Sorato e Michel Sorato e três netos: Sofia Borges Sorato,  Rafael Sorato Neto e Benjamin  Serafim Sorato.

Topo