Geral

A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro

A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro

O lançamento do livro “Vida e laoro – narrativas da família de Quintino Padoin” foi um grande encontro de gerações na noite de quinta-feira (16) na comunidade de Mina Fluorita, em Morro da Fumaça. O evento aconteceu na residência da senhora Irma Scarpato, viúva de Quintino.

A obra, escrita em 192 páginas, foi uma forma encontrada pelos filhos de homenagear o pai. A filha Vanilda, que sempre teve curiosidade por histórias, soube que a grande transformação da comunidade começou com um sonho de Venício Casagrande, um grande amigo de seu pai. “A partir de uma conversa com o escritor e jornalista César Pereira, demos início a uma vasta pesquisa, desde as informações da Itália, conversas com os tios”, lembrou emocionada da vida do pai.

Para o escritor César Pereira foi uma satisfação contar esta história. “Criamos uma linguagem de fácil compreensão, sempre baseado em fatos reais, procurando transcrever o momento vivido pelo personagem”, explicou. “Seu Quintino era um homem muito trabalhador. Ficou rico, mas sempre muito humilde”, ponderou.

O sonho que virou realidade

Parceiro de trabalho, Venicio Casagrande conta que teve um sonho durante três noites seguidas com uma pedra brilhosa. “Eu tinha 16 anos quando tive esse sonho. Até que achamos uma pedra nas terras de seu Quintino. A partir daí, teve início a descoberta da pedra fluorita”, contou aos presentes no lançamento. Ele recebeu o primeiro exemplar do livro, como forma de agradecimento por parte da família Padoin.

A senhora Irma Scaparto, 86 anos, relembra com saudade do esposo com quem teve cinco filhos: Ademar, Natal, Adeneiva, Vanilda e Edson. “Meu sentimento é de alegria. Sei que este momento, este livro, ficará marcado para nossa família. Meus netos tem uma linda recordação do Quintino”, afirmou”.

Logo após o lançamento do livro os convidados foram recepcionados com um coquetel.

Jornalista Gabriela Recco

A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro A história de Quintino Padoin e da Mina Fluorita contadas em livro

Topo