Educação

Graduação Multi Unesc: múltiplos olhares e novas experiências na formação de profissionais diferenciados

Graduação Multi Unesc: múltiplos olhares e novas experiências na formação de profissionais diferenciados
ASSESSORIA UNESC

Formato inovador oportuniza o protagonismo do estudante na resolução de problemas reais.

A Graduação Multi – um método inovador de ensino e aprendizagem oportunizado pela Unesc – apresenta ao universo de mais de 14 mil estudantes uma oportunidade ímpar para ampliar suas habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. Em 2022, ano da virada de chave no método de ensino-aprendizagem, as experiências vivenciadas já demonstraram o sucesso da implementação do projeto.

Ao longo dos semestres, acadêmicos dos mais diversos cursos foram desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sentissem na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Tal conexão está proporcionando um ensino integrado, sendo impulsionada por experiências práticas e uma estrutura única que somente a Universidade oferece, como pontua a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A metodologia inovadora implementada de forma simultânea em todas as primeiras e segundas fases dos cursos de graduação em 2022, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, faz parte do intenso e constante processo de atualização da Universidade, focada em atender as demandas do cenário mundial.

“A integração de várias competências diferentes é imprescindível na atualidade. Analisamos cenários, acompanhamos as tendências mundiais e de forma muito planejada colocamos em prática de maneira orquestrada em toda a Universidade. A Graduação Multi é resultado de um grande processo de revisão das metodologias com professores e a comunidade acadêmica, partindo de um princípio fundamental: a resolução de problemas reais”, destaca a reitora.

Neste novo olhar, conforme Luciane, os professores se tornam guias, ajudantes na curadoria de experiências significativas para o aprendizado dos acadêmicos durante o seu percurso na Instituição.

“Com toda essa dinâmica e a necessidade de um novo olhar, a Graduação Multi traz experiências, em diversos formatos, em sala de aula, por exemplo, onde o aluno está conectado a outros lugares, espaços sociais, como escolas e empresas. Uma verdadeira conexão com base no que se precisa, de fato, para que ele possa se colocar de maneira mais eficiente no mercado”, afirma a reitora.

Baseada no conceito de experiência, a Unesc proporciona aos acadêmicos desde as primeiras fases, um contato prático com o futuro campo de trabalho, o que, conforme a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, colabora para que se tornem profissionais diferenciados. “Estamos acompanhando as inovações, transmitindo aos nossos estudantes um conhecimento mais atual e relevante para sua formação”, completou ela.

“A inovação pedagógica continua sendo fortalecida. A nossa base é a experiência e essa experiência deve contribuir para atingir a competência, conhecimentos e habilidades. Queremos formar cidadãos prontos para o século 21”, complementou a assessora pedagógica Ioná Vieira Bez Birolo.

Protagonismo na prática

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Um exemplo disso está na disciplina de Saúde e Comunidade que integra disciplinas comuns de cursos da área da saúde. Ela contempla visitas em bairros para conhecimento de situações de vulnerabilidade social, em estruturas das unidades de saúde, entre outros espaços, o que, para o professor Jackes Soratto, é enriquecedor.

“Isso é fantástico para o processo de aprendizagem, uma vez que o trabalho em saúde é necessariamente um trabalho em equipe e exercitar isso na graduação, tornará esse aluno um profissional diferenciado”, comenta Soratto.

Conforme ele, oportunizar o contato com diferentes visões e compreensões de ver os fenômenos na prática faz com que o acadêmico se torne um profissional mais qualificado e com capacidade maior de conseguir êxito no mercado de trabalho.

Esse contato com o território, segundo o professor, oportuniza aos alunos das fases iniciais uma experiência sobre a sua futura atuação profissional na Saúde Coletiva. “É como se o território fosse um grande laboratório; os reagentes são os diversos cenários de paisagem; o material ou instrumental, é pautado no diálogo; e por fim o experimento, são as relações que se estabelecem e os vínculos gerados”, explica Soratto.

Além disso, conforme ele, o modelo de ensino é baseado na interdisciplinaridade, ou seja, os alunos têm a oportunidade de estudar assuntos de diversas áreas do conhecimento, o que permite uma visão mais ampla e integrada do mundo.

“É uma experiência que eu não teria fora da Universidade. Eu não teria este conhecimento”, corrobora a acadêmica do curso de Psicologia da Unesc, Maria Clara Paes Pereira, após percorrer ruas e conversar com moradores, durante uma das ações da disciplina de Saúde e Comunidade.

Curricularização

Os acadêmicos de Engenharia Civil, como Emily Soares Prudencio, tiveram a oportunidade de experimentar o aprendizado fora do âmbito acadêmico. Essa experiência lhes permitiu fixar melhor o conteúdo visto em sala de aula, sendo possível ver in loco e conversar com profissionais que forneceram uma visão realista sobre o tema. Segundo Emily, isso foi extremamente útil para que ela adquirisse mais confiança na carreira que deseja seguir. A atividade faz parte da curricularização da extensão.

Acessibilidade

A Graduação Multi também possibilita um espaço ainda maior aos estudos voltados à acessibilidade. Em um dos exemplos disso, alunos foram convidados a percorrer escolas da região para, com trenas e planilhas em mãos, fazer um diagnóstico do espaço físico e verificar se está sendo oferecido o que é necessário para que crianças e funcionários com deficiência possam desfrutar destes ambientes.

Para a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Isabel da Silva Machado, o aprendizado diário adquirido na Unesc e a oportunidade de participar destes projetos são indescritíveis. “Quando estamos nas comunidades começamos a entender mais como é o dia a dia das pessoas que necessitam de acessibilidade. Temos que trazer conforto e um ambiente adaptado e seguro. Essa é a nossa missão”, sublinhou ela, enquanto analisava um dos espaços das escolas visitadas.

Volta às aulas

A Unesc, a Universidade Comunitária que abraça as causas do Sul de Santa Catarina, está preparando uma recepção calorosa para receber os mais de 14 mil acadêmicos na próxima segunda-feira (27/02).

Para receber com excelência e orientar os acadêmicos, monitores estarão à disposição por todos os cantos da instituição. Painéis com mapas das salas de aulas, outdoors e bandeirolas serão espalhados por todo o campus para oportunizar a melhor experiência acadêmica e não deixar ninguém desinformado, afinal, a Unesc está em uma área de 190 mil metros quadrados em ampla infraestrutura.

Para completar a boa notícia, a Universidade continua com matrículas abertas para toda a gama de cursos com descontos imperdíveis.

Ampliação

Além das obras de ampliação e novas construções, a Universidade está cheia de novidades e de intensa movimentação em torno de reformas de salas de aula, laboratórios, ruas, calçadas, manutenção de geradores, elevadores, construção de deck e pergolado, entre tantos outros espaços.

Ao todo, somente com recursos próprios da Universidade, ou seja, sem contabilizar valores provenientes de captações, o investimento chega aos R$ 2 milhões, sendo que todas as obras, exceto a ampliação das Clínicas Integradas, estarão prontas antes do início das aulas.

Reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade está entre as cinco não estatais mais empreendedoras do Brasil, com forte destaque nacional e internacional na ciência e na extensão e que leva consigo o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade, com educação de qualidade socialmente referenciada a um número cada vez maior de pessoas.

Portas abertas para a transformação

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas na Unesc, sendo que os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Topo