Saúde

Governo Municipal de Morro da Fumaça adquire scooter para o Programa da Dengue

Governo Municipal de Morro da Fumaça adquire scooter para o Programa da Dengue
DAIANA CARVALHO / PMMF

Veículo irá facilitar rotina diária realizada pelos profissionais que atuam na estratégia de combate à Dengue.

O Programa da Dengue de Morro da Fumaça a partir deste mês passa a contar com um novo equipamento à disposição do serviço de controle de endemias no município. O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, adquiriu um veículo scooter para uso dos profissionais do setor.

“Essa aquisição irá trazer mais agilidade ao trabalho de controle e monitoramento de endemias, principalmente para as ações de combate à Dengue. A substituição da motocicleta era uma reivindicação do pessoal, tendo em vista que a anterior estava sem condições de uso e, desde então, os profissionais estavam utilizando carro, que não é o ideal para a execução de determinadas tarefas”, explica a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

O veículo, conforme a agente de endemias, Rute Laurentino Martinez, vai facilitar o deslocamento dentro do município para executar a estratégia de mitigação da proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. “Com a moto fica mais ágil o trabalho de campo, vou conseguir chegar mais perto dos locais onde estão as armadilhas e dos pontos estratégicos que temos. O atendimento das denúncias também acaba sendo mais rápido, tendo em vista que ela oferece aspectos diferenciados de mobilidade”, detalha a profissional.

Atualmente, o município possui 15 pontos estratégicos e 77 armadilhas instaladas. O monitoramento é realizado semanal e quinzenalmente, respectivamente. “A scooter chega em boa hora, com a advento do verão as ações de combate à Dengue precisam ser intensificadas, tendo em vista que a quantidade de larvas praticamente dobra”, explica Rute.

A aquisição é resultado do investimento de  R$ 18.400,00 de recursos próprios do Município. “A Administração Municipal tem como princípio trabalhar pensando na agilidade dos processos e com economia de recursos públicos. Com a aquisição desse veículo, estaremos unindo esses dois aspectos e ainda facilitando a vida dos profissionais envolvidos. Antes, em determinadas áreas, a agente precisava percorrer um trecho a pé, porque o carro não conseguia chegar até o local”, destaca o prefeito, Agenor Coral.

Além das ações de monitoramento, a estratégia de enfrentamento à Dengue no município engloba diversas ações voltadas à conscientização: palestras nas escolas, blitz informativa, instalação de banners de alerta sobre a doença e fiscalização.

Topo