Economia

Governo de Morro da Fumaça lança capacitação empreendedora gratuita para pequenos negócios

Governo de Morro da Fumaça lança capacitação empreendedora gratuita para pequenos negócios
DAIANA CARVALHO / PMMF

Formação visa impactar microempreendedores e impulsionar a economia regional.

O Governo Municipal de Morro da Fumaça anunciou nesta sexta-feira, 23, a realização do programa Salto Aceleradora no município. A iniciativa gratuita é resultado de parceria firmada entre a Administração Municipal com o Sebrae Santa Catarina e a comunidade voltada ao desenvolvimento colaborativo e coletivo de negócios, Impact Hub Floripa.

A formação tem como objetivo alavancar pequenos negócios por meio de mentoria coletiva e individualizada sobre como gerir e expandir os empreendimentos. “Essa parceria vai trazer diversas contribuições aos empreendedores. O município tem um expressivo número de Microempreendedores Individuais (MEIs) com potencial de crescimento, entretanto essa transformação pode se tornar mais ágil e sólida se amparada por profissionais especializados”, explica o prefeito, Agenor Coral.

Somente em 2023, Morro da Fumaça contabilizou o registro de 400 MEIs, totalizando mais de 1.150 registrados. Conforme o vice-prefeito, Eduardo Guollo, esse aumento se deve a mudança de cultura que a Administração Municipal vem trabalhando para consolidar na cidade. “À medida que um negócio de um pequeno empreendedor prospera, há um aumento notável na circulação de dinheiro na comunidade, resultando na criação de novos empregos e, frequentemente, contribuindo para a inovação, com o surgimento constante de novas ideias, produtos e soluções. Precisamos estimular esse ciclo, ele é uma das bases para o desenvolvimento do município”, esclarece.

A parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae, em Morro da Fumaça, existe desde 2021. Em junho de 2023, o Governo Municipal optou por renovar o contrato e ampliou o número de serviços. Ao todo, foram selecionados cinco projetos que visam o desenvolvimento da cidade como um todo, envolvendo moradores e a gestão pública. Dentre os selecionados na renovação estão os projetos: Aceleradora de MEI, Levantamento de Oportunidades, Gestão Estratégica, Jornada da Governança Inteligente e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

“Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do município, com base nisso estamos atuando em diversas linhas de trabalho, todas tendo como foco o empreendedor. Podemos destacar as ações de qualificação de mão de obra, o posicionamento estratégico das duas áreas industriais às margens da Rodovia Genésio Mazon, o tempo médio para a abertura de uma empresa, que passou de 6 dias para 24 horas – é uma transformação gradual; Analisando os números, em 2020 tínhamos 1.700 CNPJS ativos, atualmente estamos com 2.385, ou seja, tivemos um aumento de 40% no número de empresas instaladas na cidade”, salienta o vice-prefeito.

Podem participar do programa de formação Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (ME). As inscrições vão até o dia 25/03 e devem ser feitas online pelo link. “É uma formação gratuita que está vinculada às ações do Programa Cidade Empreendedora, que tem o intuito discutir a estruturação do ecossistema de inovação no município.  Serão 12 encontros, todas às terças-feiras, das 18h30 às 22h. Aqueles que tiverem interesse devem garantir a inscrição, que em breve faremos contato detalhando todo o processo”, orienta Henrique Raldi, coordenador de Desenvolvimento Econômico.

Lu Vieira da Cunha, coordenadora do Salto Aceleradora, comenta que, somente em 2023, o programa impactou 900 empreendimentos, dos quais 72% tiveram alterações positivas no faturamento. O aumento médio de faturamento foi de R$ 890,00 e, ao total, os participantes conquistaram 7.666 novos clientes e geraram 67 novos empregos.

“O Salto representa um verdadeiro divisor de águas na vida de muitos empreendedores. É uma oportunidade sem igual de autoconhecimento e de conexão com outras pessoas que passam pelos mesmos desafios. Ao final de cada turma, além de resultados positivos em termos de faturamento, aumento do número de clientes e empregos gerados, vemos ser formada uma rede de empreendedores que se apoiam, o que potencializa os resultados do Salto para essas pessoas por tempo indeterminado”, comenta.

A iniciativa deve beneficiar aproximadamente 80 negócios fumacenses, a aula inaugural está prevista para ocorrer no dia 9 de abril.

Topo