Geral

Governo de Morro da Fumaça cede terreno para construção de centro de qualificação profissional

Governo de Morro da Fumaça cede terreno para construção de centro de qualificação profissional
BEATRIZ COAN / FOTO: ÉMERSON JUSTO – PMMF

Local também será destinado para a construção da sede administrativa do Sindicer.

O Governo de Morro da Fumaça, através da Lei Complementar nº 009/2023, cedeu dois terrenos para a construção de um centro de qualificação profissional e a sede administrativa do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça (Sindicer). O direito de uso do espaço, localizado no loteamento Elias Maccari, tem o prazo de 20 anos e pode ser prorrogado por igual período.

O Sindicer possui mais de 30 anos de atuação no município e é uma entidade declarada de utilidade pública, através da Lei nº 2.220/2022. “O sindicato tem contribuído para o desenvolvimento da cidade e o objetivo é que através da cessão aumente o fomento de projetos e estudos técnicos para melhoria e inovação da indústria cerâmica de Morro da Fumaça”, explica o prefeito Agenor Coral.

Os terrenos cedidos são o desmembramento de uma mesma área que soma mais de mil metros quadrados. “O espaço escolhido para destinar ao sindicato fica no bairro Capelinha, entre a Rua Marginal da Avenida Contorno e a Rua Idalina Maccari Bif, com a lateral para a Rua Santos Maccari”, detalha o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

A liberação do direito de uso do terreno durante o período foi feita de forma gratuita para o sindicato, em contrapartida, as benfeitorias feitas no local, como imóveis construídos, passarão a pertencer ao município ao fim do período estabelecido ou caso as atividades do Sindicer sejam encerradas. A previsão de início da construção é ainda para 2023.

“A sede vai ser do ceramista, pois vai poder abrigar todas as entidades que defendem e atuam pela classe. Além da parte administrativa, a sede visa estabelecer um local para realização de cursos, palestras, capacitações, instalações de laboratório tecnológico, apoio aos empresários, fomentando projetos e estudos técnicos para melhoria e inovação da indústria, sociedade e meio ambiente”, comenta o presidente do Sindicer, Renato Zaccaron.

Topo