Geral

Governo de Morro da Fumaça apresenta projeto para implantação de Parque Linear

Governo de Morro da Fumaça apresenta projeto para implantação de Parque Linear
Daiana Carvalho / PMMF

Revitalização visa promover melhorias na área central da cidade, situada às margens da ferrovia Tereza Cristina.

Com o objetivo de promover a requalificação do espaço em torno da Ferrovia Tereza Cristina, na região central de Morro da Fumaça, o Governo Municipal realizará nesta quarta-feira, 1º de novembro, a apresentação do projeto de revitalização de ruas do Centro da cidade.

“É um projeto que contempla diversas frentes de trabalho, a Administração Municipal almeja promover a reabilitação da área central, como também da pavimentação asfáltica da Rua Silvio Sartor que irá melhorar as condições de acesso e trafegabilidade. Trata-se de mudanças fundamentais para o desenvolvimento urbano integrado e otimização de espaços de uso comum”, detalha o secretário de infraestrutura, Natan Felipe.

Batizado de Parque Linear, a obra deve trazer mais qualidade de vida aos moradores, além de mais segurança aos usuários. “O cronograma prevê a implantação de equipamentos públicos e mobiliários urbanos com acessibilidade universal para proporcionar a convivência social democrática e inclusiva. Com a consolidação deste projeto, a população irá desfrutar de uma espaço requalificado, com área de lazer, ciclofaixa, acessibilidade, algo pensado para dar uma nova cara ao Centro da cidade, mas sobretudo, mais bem-estar ao fumacense”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

O projeto contempla a área urbana compreendida entre o Ginásio de Esportes Jorge Silva, a Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça e a Escola de Educação Básica Princesa Isabel, perímetro interligado pelas vias Avenida Celeste Recco, Avenida Inocente Pagnan, Rua Prefeito Virgínio Maccari, Rua XV de Novembro e Rua Ítalo Primo Naspolini.

“A Ferrovia Tereza Cristina é um importante meio para o escoamento da produção de carvão e se destaca como um cartão postal da cidade. Com essa iniciativa, buscamos a preservação da nossa história, sem deixar de observar as adequações que precisam ocorrer na cidade, pensando no desenvolvimento do município”, destaca o prefeito, Agenor Coral.

Aberto ao público, o evento de apresentação do projeto acontecerá no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), às 17 horas desta quarta-feira, e tem como objetivo compartilhar com a comunidade local, os aspectos relacionados à obra almejada.

O projeto a ser executado com os recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades) também deve viabilizar a pavimentação asfáltica da Rua Silvio Sartor, trecho localizado no Bairro de Costa até a junção com a Rodovia Estadual SC-445 (Rodovia Genésio Mazon). Destaca-se que a Rua Silvio Sartor se conecta com a região central, que será revitalizada por meio da Avenida Inocente Pagnan, que também está em fase de pavimentação asfáltica, com o objetivo de interligar ciclofaixas, adequando novas formas de acessibilidade e garantindo o acesso seguro e eficiente ao Centro de Morro da Fumaça.

Principais intervenções almejadas para a consolidação do projeto:

– Pavimentação asfáltica na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
– Sinalização horizontal e vertical na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
– Implantação e/ou melhorias nas drenagens pluviais na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
– Criação de um parque linear no entorno da Ferrovia Tereza Cristina, com alargamento e adequação de passeios e criação de circuitos de caminhada com melhorias nas condições de acessibilidade, tanto na Rua Silvio Sartor como também nas demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
– Criação de um binário central viário;
– Criação de circuito cicloviário interligando a rua Silvio Sartor com a área central da cidade.
– Implantação de mobiliário urbano como bancos, mesas, decks, floreiras, pergolados, bicicletários, entre outros;
– Implantação de espaços de permanência cobertos e descobertos;
– Criação de vagas exclusivas para estacionamento de viaturas militares;
–  Criação de espaços efêmeros para eventos como feiras, exposições, entre outros;
– Delimitações de vagas de estacionamento longitudinais na área central.

Topo