Política

Galeria Lilás será inaugurada em homenagem às mulheres vereadoras de Morro da Fumaça

Galeria Lilás será inaugurada em homenagem às mulheres vereadoras de Morro da Fumaça
Samuel Morgenroth Woyciekowski / CMMF

Resolução nº 20/2023 de autoria da Presidente do Legislativo, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) cria espaço para reconhecer as mulheres que já ocuparam uma cadeira no Legislativo Fumacense.

A presidente da Câmara de Morro da Fumaça, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), instituiu a Resolução nº 20/2023 de sua autoria, que cria a “Galeria Lilás” no âmbito da Câmara Municipal de Morro da Fumaça, com o apoio dos demais vereadores, que aprovaram por unanimidade a proposição. O espaço será dedicado à exposição de fotografias das mulheres que foram eleitas como vereadoras titulares deste município, ou que assumiram, interinamente, na qualidade de suplente de vereadora.

Nos 61 anos de emancipação político-administrativa de Morro da Fumaça,  20 mulheres já ocuparam uma cadeira na Câmara de Vereadores, seja como vereadoras titulares ou como vereadoras suplentes. Atualmente o Poder Legislativo de Morro da Fumaça possui a maior representatividade feminina em comparação às últimas Legislaturas, com três vereadoras eleitas, e pela primeira vez uma mulher eleita Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores Fumacense, sendo um avanço histórico para o município.

A Galeria Lilás será inaugurada, oficialmente, dia 30 de novembro, às 19h, com a realização de uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores para inauguração do referido espaço dedicado às mulheres que exerceram a vereança. “O objetivo da exposição da Galeria Lilás é significativo e histórico quando se reflete sobre a participação e incentivo das mulheres na política”, afirma a presidente do Legislativo, a vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB).

A cada início de legislatura subsequente à data de entrada em vigor desta Resolução, a Presidência providenciará, de forma reiterada, a afixação de fotografias das vereadoras que exerceram mandato no Poder Legislativo Fumacense.

“Nesta galeria, as mulheres serão enaltecidas e reconhecidas pela importância de suas trajetórias na história do Legislativo Municipal.  Cada uma no seu momento trabalhou nessa representatividade para promover o processo social, econômico e democrático, voltado para o desenvolvimento da nossa cidade e de nossa gente”,  finalizou a presidente do Legislativo de Morro da Fumaça, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB).

Topo