Esporte

Futebol Americano: Morro da Fumaça recebe jogo do Miners pela Liga Nacional

Futebol Americano: Morro da Fumaça recebe jogo do Miners pela Liga Nacional

O Estádio do Rui Barbosa, de Morro da Fumaça, vai receber no próximo domingo (20) a partida entre Miners e São Leopoldo Mustangs. O jogo é válido pela 3ª rodada da Liga Nacional de Futebol Americano. O jogo começa às 14h e o evento irá contar com narrações e comentários educativos sobre o esporte, Food Truck, venda de chopp, e a Banda Marcial do Exército.

Uma arquibancada foi colocada especialmente para a disputa. Os ingressos serão vendidos no local por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5 (meia – apenas para estudante com apresentação da carteirinha). Para a partida estarão sendo recebidas doações de produtos de limpeza numa campanha para ajudar o Programa Fumacense de Ação Social (Profas).

Estreia com vitória

Na estreia na competição nacional o Miners venceu o Porto Alegre Gorillas na prorrogação pelo placar de 20 a 19. “Estamos lutando para nos manter entre os dois melhores do grupo para nos classificarmos para a próxima fase. A divisão é forte e por isso nos focamos ao máximo um jogo de cada vez. O time irá contar com alguns desfalques, mas estamos preparados”, coloca o treinador Gustavo Casagrande.

A expectativa do time para o primeiro jogo em casa pela Liga Nacional é grande. “Trouxemos o projeto para Morro da Fumaça graças ao interesse de alguns jogadores do time que são da cidade, e, principalmente, porque o Rui Barbosa, através de seu presidente Alex Sandro da Soller, recebeu nossa proposta muito bem e conseguimos montar essa parceria. Contamos com a cidade em peso para nos ajudar nesse próximo desafio e fazer um evento bonito aqui na região”, antecipa Casagrande.

Futebol Americano no Brasil

Atualmente o Futebol Americano praticado no Brasil tem duas ligas em disputa. A BFA, considerada a divisão principal, conta com 31 times, e a Liga Nacional, da qual o Miners faz parte juntamente com outras 39 equipes de norte a sul do país. Além disso, os times disputam a Copa Sul, com 12 times do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As competições são chanceladas pela Confederação Brasileira de Futebol Americano e suas respectivas federações de cada estado. Em 2012 o Miners venceu a Copa Sul, e depois foi vice-campeão em 2014 e 2016. Além de treinador, Gustavo Casagrande é vice-presidente do Miners Futebol Americano, e explica que o futebol americano é muito forte no sul do país.

“O esporte começou a ser praticado no Brasil nos anos 2000, mas tomou proporções maiores a partir da última década. O Miners foi fundado em 2010 e em 2012 começamos a jogar os campeonatos regionais. Este ano é nossa estreia na Liga Nacional”, explica Casagrande.

João Manoel Neto / Foto: Divulgação – Miners
Topo