Geral

Fundação do Meio Ambiente esclarece retirada de árvores da praça

Fundação do Meio Ambiente esclarece retirada de árvores da praça

Umas das últimas polêmicas em Morro da Fumaça é a retirada de algumas árvores na praça do Paço Municipal. A supressão tem chamado a atenção das pessoas que transitam pelo centro da cidade, e a decisão divide opiniões. Segundo a bióloga responsável pela Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça, Ana Paula Widmar, serão suprimidas oito arvores exóticas e dois coqueiros.

A substituição será por árvores de espécies nativas locais que evitem problemas na infraestrutura como as redes de água e esgoto, a rede elétrica, o calçamento das ruas e a circulação de pedestres e carros. “As árvores que estavam na praça eram consideradas exóticas, nativas da Austrália e da Ásia, espécies agressivas, com idade avançada e estado fisiológico comprometido, o que danificava a infraestrutura local e colocava em risco os pedestres”, destaca Ana Paula.

O projeto de revitalização da nova praça foi elaborado em parceria dos profissionais da Secretaria de Infraestrutura e o Conselho de Arquitetos e Urbanistas de Morro da Fumaça, que elaboraram estudos e consultaram os órgãos ambientais antes da execução. O replantio de árvores será feito em até três meses após o final da obra. “Serão escolhidas espécies nativas locais de acordo com os princípios da urbanização, possuindo porte adequado ao espaço disponível e evitando-se espécies que necessitem de poda frequente, tenham troncos frágeis e caule ou ramos quebradiços”, finaliza a bióloga.

Redação Morro da Fumaça Notícias
Topo