Geral

Fumacenses podem doar parte do Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes

Fumacenses podem doar parte do Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes
GABRIELA RECCO

Crianças e adolescentes de Morro da Fumaça podem ser contemplados na hora do contribuinte fazer a declaração de Imposto de Renda (IR) deste ano. É que parte do imposto pode ser destinado ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), beneficiando instituições filantrópicas que atendem no município através de projetos sociais.

Em 2022, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) conseguiu ajudar a Associação Cantinho do Amor, Apae e Profas com os valores arrecadados de doações de empresas e pessoas físicas. “Quem declara imposto de renda pelo modelo completo pode destinar até 6% do IR para projetos que transformam a vida de crianças e adolescentes da nossa cidade. Peça para o seu contador destinar”, explica Júlia Pagnan Cechinel, que é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O recurso será repassado para o FIA e destinado para as instituições que atendem crianças e adolescentes. “Não se preocupe. Fazer a destinação não altera o seu imposto devido. Se você tiver um valor a receber, o valor doado irá ser somado com a restituição e o dinheiro volta integralmente para a sua conta. Se você tiver um valor a pagar, o valor doado será integralmente descontado do seu imposto devido. É muito simples” completa Júlia.

Na hora de preencher a declaração é necessário localizar a aba “doações diretamente na declaração. Na sequência basta encontrar o município de Morro da Fumaça e pronto. “O valor disponível para doação é calculado automaticamente”, acrescenta Júlia Cechinel, que foi quem iniciou este projeto de captação de recursos para as entidades através do FIA.

“O município tem condições de destinar em torno de R$ 500 mil reais de Imposto de Renda para o FIA e a expectativa para este ano é dobrar o valor arrecadado no ano passado. As entidades que são beneficiadas são obrigadas a prestar contas para o Conselho e para o Controle Interno do município”, destaca.

Topo