Edson Padoin/Especial
O que levou apenas 25 segundos para acontecer no octógono pode transformar a trajetória de um atleta de Morro da Fumaça. O fumacense Gelson Matos conquistou o cinturão de MMA amador no 3º Polvilhana Fight, durante a XI Festa do Polvilho e da Banana, em Santa Rosa do Sul, ao derrotar o adversário com precisão no dia 22 de novembro.
Natural do município e morador do bairro Graziela, Matos treina artes marciais há três anos. “Comecei no jiu-jítsu e estou na fase de migrar para o MMA”, afirma o lutador. Mesmo em transição, ele segue ativo no jiu-jítsu. Na última sexta-feira (28) competiu no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jítsu, em São Paulo, considerado o terceiro maior do mundo na modalidade, e ficou na terceira colocação.
O domínio de diferentes técnicas explica a evolução rápida do fumacense. O MMA, sigla em inglês para Artes Marciais Mistas, é um esporte de combate que reúne técnicas de diversas modalidades, como jiu-jítsu, muay thai, boxe, judô e wrestling, permitindo tanto a trocação quanto a luta agarrada dentro do octógono.
A próxima etapa da carreira já tem destino e será em outro continente. O atleta vai estrear no MMA profissional em maio do ano que vem, na Espanha, em um evento internacional. Para isso, busca apoio. “Estou à procura de patrocinadores. Quem tiver interesse em colaborar, basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99191-9394”, ressalta.
