Saúde

Finados: Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça realiza orientação sobre os cuidados com a dengue

Finados: Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça realiza orientação sobre os cuidados com a dengue
DAIANA CARVALHO / PMMF

Agravamento do cenário epidemiológico exige esforço redobrado no trabalho de enfrentamento da dengue.

Durante o Dia de Finados, 2, a equipe da Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça  realizou ação de conscientização nos cemitérios do município. A mobilização alertou acerca dos cuidados que a população deve adotar para apoiar a campanha de combate à dengue.

“A estratégia tem sido satisfatória, haja vista que as pessoas conversam com os nossos agentes e entendem a importância de colaborar. É possível perceber que muitas pessoas já retiram os plásticos das flores antes de sair de casa. Apesar disso, o trabalho de conscientização precisa ser constante”, comenta a agente de Endemias, Rute Laurentino Martinez.

Com a expectativa da chegada do verão, a campanha de prevenção e combate deve seguir em evidência durante os próximos meses. A atenção especial com os vasos de flor se deve ao fato que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, se utiliza dos mais variados recipientes que possam acumular água parada para constituir criadouros.

“Neste período do ano, temos a combinação de calor e chuvas recorrentes, o cenário ideal para acelerar a reprodução do agente transmissor. Frente a isso, precisamos agir preventivamente com o intuito de evitar a proliferação do mosquito”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia da Rosa Satiro Zanette.

Segundo o Informe da Dengue divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), no dia 24 de outubro, neste ano, 97 pessoas já morreram devido à doença em Santa Catarina. Comparando os anos de 2022 e 2023, o número de municípios infectados neste ano (153) supera o registrado durante todo o ano passado (133).

Topo