Geral

Feira Cultural e Científica da APAE reúne aprendizado com sustentabilidade

Feira Cultural e Científica da APAE reúne aprendizado com sustentabilidade

Uma forma diferente de ensinar. Assim tem sido a aprendizagem na Escola Bem Me Quer, Apae de Morro da Fumaça. O último projeto começou no início deste ano e está sendo concluído hoje (3) e amanhã com a apresentação dos trabalhos confeccionados ao longo dos últimos meses durante a 1ª Feira Cultural e Científica “Apae Sustentável”. O desafio era ensinar sobre sustentabilidade e unir o reaproveitamento de materiais e a criação de novos.

“Cada turma trabalhou um tema dentro das atividades sustentáveis utilizando os três “R”: reutilizar, reciclar e reaproveitar”, explica a diretora da escola Cristiane Demboski Fragnani. Durante o projeto foi feito um concurso de cartaz onde foi escolhido um tema. A vencedora foi a turma da Oficina, com o tema: “Nossa escola, terra tão cheia de vida. Com a sustentabilidade por nós escolhida”. Como recompensa eles receberam uma camiseta com foto do cartaz.

Sete temas abordados

Ao todo as turmas abordaram sete temas: alimentação saudável, jogos pedagógicos com materiais reciclados, reciclagem, horta e compostagem, doce com reaproveitamento de alimentos, artesanato de jornal e planeta água. “Gostei de fazer o trabalho, de ser cozinheira”, comenta a aluna da Apae, Rafaela Guimarães Rafael, de 8 anos.

O trabalho de horta e compostagem contou com o apoio da Epagri. Os canteiros são feitos de acordo com acessibilidade para todos. “O empenho e a dedicação de todos os profissionais e alunos foi surpreendente”, conta a diretora da escola.

Para a coordenadora pedagógica da Apae, Adriana Pagnan, a feira é o resultado de todo um trabalho. “Trabalhamos pensando na questão ambiental, de proteger e cuidar do mundo para as próximas gerações. Os trabalhos foram subdivididos em atividades de aprendizagem e o resultado está sendo apresentado hoje”, pontua.

Alunos das escolas municipais de ensino visitaram a feira e aproveitaram para aprender.  “Muito legal, gostei do doce de banana”, disse a aluna da E.E.B.M. Biázio Maragno, Gabrieli Jacintho de Oliveira, 9 anos.

A Apae

A Escola Bem Me Quer, Apae de Morro da Fumaça, atende diariamente 120 alunos, desde recém-nascidos até idosos. São 14 turmas sendo atendidas por 34 profissionais. A escola recebe doações de materiais recicláveis como garrafas pet, plástico, papelão. Alguns materiais são reutilizados em trabalhos pedagógicos e outros vendidos. Todo dinheiro arrecadado é revertido para os alunos. Os interessados podem conferir a Feira Cultural e Científica até amanhã, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. O evento é uma oportunidade da sociedade conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos apaeanos.

Jornalistas João Manoel Neto e Gabriela Recco

dsc_0545 dsc_0535 dsc_0531 dsc_0530 dsc_0527 dsc_0526 dsc_0523 dsc_0522 dsc_0516 dsc_0515 dsc_0514 dsc_0513 dsc_0511 dsc_0502 dsc_0500 dsc_0498 dsc_0485 dsc_0483 dsc_0480 dsc_0476

 

Topo