Variedades

Exposição dos trabalhos da Escola Profissional segue até domingo

Exposição dos trabalhos da Escola Profissional segue até domingo

Os moradores de Morro da Fumaça e região têm a oportunidade de conhecer até domingo (20) a exposição dos trabalhos realizados pela Escola Municipal Profissional Idalina Machado de Freitas. O evento abriu nesta sexta-feira (18), no 2º piso do Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, e atraiu um bom público.

Lucia Martins, aluna há 8 anos no curso de pintura, explica que é apaixonada pela arte. “Adoro este curso. As aulas são um momento de relaxamento mental. Faço porque gosto, por lazer. Indico para outras pessoas, porque antes uma caixa de tintas do que de antidepressivo”, brinca.

A procura pelos cursos cresceu nos últimos anos, principalmente, pela divulgação feita pela diretora Dioneia Saviatto Maccari. “Sempre gostei da pintura e já havia pintado alguns anos atrás. Agora retornei por causa da professora Néia. A exposição está muito linda”, coloca Vania Minosso, que começou o curso de pintura em tela há um ano. Pâmela Guglielmi Bortolatto passou pela exposição e ficou impressionada com a qualidade dos trabalhos. “As alunas e professoras estão de parabéns pelo trabalho e dedicação. Gostei muito dos enfeites de Natal”, destaca.

Oportunidade de renda extra

Para a professora Deolinda Salvan Dagostin, que trabalha há 28 anos na escola profissional, as aulas servem como uma oportunidade de renda extra para muitas pessoas. “Essa escola é minha vida. Comecei com aula de bordado a máquina e hoje dou aula de pintura em tecido. Trabalhar com artesanato é para relaxar. Ajuda para quem se aposentou e ficou sem ter alguma atividade, mas ainda pode realizar um trabalho”, comenta.

Petchcolagem, pintura em tela, pintura em tecido, corte e costura modinha, corte e costura industrial, crochê e ponto cruz são alguns dos trabalhos que estão sendo expostos. Além destes trabalhos, a escola oferece aulas de informática, e cede o local para aulas de maquiagem, onde as alunas pagam a professora. A escola profissional foi criada em 1963, e atualmente atende 263 alunos, de todas as idades. A exposição segue neste sábado (19) e domingo (20), sempre das 16h às 22h, com entrada gratuita.

Jornalista Gabriela Recco

dsc_0762 dsc_0764 dsc_0766 dsc_0767 dsc_0768 dsc_0769 dsc_0770 dsc_0773 dsc_0777 dsc_0779 dsc_0783 dsc_0784 dsc_0786 dsc_0789 dsc_0790 dsc_0794

Topo