Educação

Estudantes da Rede Municipal de Ensino recebem agendas escolares

Estudantes da Rede Municipal de Ensino recebem agendas escolares
Daiana Carvalho / PMMF

Caderno facilita registro diário da rotina escolar dos alunos e fortalece vínculo entre família e escola.

Por meio da Secretaria de Educação, o Governo Municipal de Morro da Fumaça distribuiu aos alunos da Rede Municipal de Ensino, aproximadamente, 3 mil agendas escolares. A entrega teve início na última semana nos cinco Centros de Educação Infantil (CEIs) e encerrou nesta segunda-feira, 19, nas sete Escolas de Educação Básica do município.

O material é um importante mecanismo utilizado pelos profissionais em Educação para registrar o dia a dia do educando. “Através da agenda, conseguimos fazer o acompanhamento da criança e ao mesmo tempo estreitar a comunicação com os pais. No caso dos CEIs, por exemplo, os pequenos ficam o dia todo conosco e os pais precisam saber como foi o dia dessa criança”, explica a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

A confecção das agendas escolares é uma prática adotada pelo município há diversos anos. Elisabete da Silva Martins, mãe do pequeno Otávio Martins Morona, de 4 anos de idade, que está na fase creche no CEI Honorata Pavei Maccari, compartilha que a agenda é um item indispensável para que possa ficar tranquila em relação a rotina do seu filho. “No primeiro dia de aula ainda não tinha agenda e eu já achei falta. A gente precisa saber sobre as atividades realizadas, se comeu, se teve alguma dor ou qualquer outra intercorrência. Às vezes eu leio e pergunto para ele se fez tal coisa, e ele confirma os detalhes que estão escritos, isso é muito bom”, pontua.

Com o objetivo de estabelecer uma linha de comunicação mais eficiente entre escola e família, foram elaborados três modelos de agenda: creche, pré-escola e fundamental. Com a padronização, conforme a faixa etária das turmas, além de um campo para fazer anotações, os professores contam com um checklist para destacar diversos aspectos. “É muito útil, porque através do caderno conseguimos manter tudo registrado e ainda contamos com a participação da família. Em diversas situações exigimos a assinatura dos responsáveis no campo abaixo das anotações”, frisa a diretora da EEBM Pietro Maccari, Carla Recco Sartor.

Topo