Educação

Estudante de Medicina da Unesc representará o Brasil em assembleia mundial da IFMSA no Cazaquistão

Estudante de Medicina da Unesc representará o Brasil em assembleia mundial da IFMSA no Cazaquistão
Assessoria de Comunicação

Acadêmica Sofia Favarin Salzberg integra grupo de três brasileiros que participarão presencialmente da IFMSA August Meeting 2026, maior encontro internacional de estudantes de Medicina.

A Unesc terá representação em um dos mais importantes encontros estudantis da Medicina mundial. A acadêmica da sexta fase do curso de Medicina, Sofia Favarin Salzberg, integrará a delegação brasileira que participará da 75ª Assembleia Geral da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) August Meeting 2026, realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, em Astana, capital do Cazaquistão.

O encontro reunirá centenas de estudantes e lideranças estudantis de diversos países para discutir temas relacionados à educação médica, pesquisa científica, saúde global, direitos humanos, intercâmbios internacionais e formação de lideranças. Sofia é uma das três representantes brasileiras selecionadas para participar presencialmente da assembleia, ao lado de acadêmicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe).

Para Sofia, a participação na IFMSA August Meeting representa uma oportunidade de crescimento pessoal, acadêmico e profissional. “Estou muito animada. É um país na Ásia que eu nunca imaginei conhecer. Quando recebemos o material do evento e vi fotos da cidade onde será realizado o encontro, fiquei ainda mais empolgada. Vai ser uma experiência fantástica”, destaca.

Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, a oportunidade evidencia o alcance da formação oferecida pela Instituição. “A participação da Sofia em um evento dessa dimensão demonstra como a formação oferecida pela Unesc prepara estudantes para atuar em ambientes multiculturais, desenvolver lideranças e contribuir com os grandes debates da saúde mundial. São experiências que ampliam a visão de mundo e qualificam ainda mais a trajetória acadêmica e profissional dos nossos estudantes”, enfatizou Gisele.

Com a bagagem adquirida nesta oportunidade, conforme a reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, Sofia irá coroar o conhecimento que vem adquirindo na graduação na Unesc. “Ela certamente voltará com um repertório maior, ainda mais conectada com o mundo da Medicina e, claro, com experiências acadêmicas, profissionais e pessoais inesquecíveis. Além de enriquecer a sua própria trajetória, ela representará a nossa Unesc no evento global”, acrescenta.

A programação da assembleia será realizada na Nazarbayev University, uma das principais instituições de ensino superior do Cazaquistão. Durante uma semana, os participantes ficarão hospedados nos dormitórios da própria universidade, favorecendo a convivência e a troca de experiências entre estudantes de diferentes nacionalidades.

“É um momento de muita internacionalização. Vamos conviver com pessoas do mundo inteiro, conhecer outras culturas e participar de fóruns sobre educação médica, direitos humanos, pesquisa, intercâmbios, saúde global e diversos outros temas. Tenho certeza de que será uma oportunidade única de aprendizado”, comenta ainda Sofia.

A organização parceira

A IFMSA é considerada a maior organização estudantil de Medicina do mundo. Fundada em 1951, reúne mais de 1,5 milhão de estudantes, por meio de 133 organizações nacionais presentes em 123 países. Reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), a entidade desenvolve iniciativas voltadas à educação médica, pesquisa científica, saúde pública, saúde global, direitos humanos e programas internacionais de intercâmbio.

Na Unesc, a Federação está presente por meio do Comitê Local Pleno IFMSA Brazil Unesc Criciúma, presidido pela acadêmica da nona fase de Medicina, Kétule Warmling Pasini. O grupo desenvolve projetos nas áreas de educação médica, saúde pública, pesquisa, direitos humanos, intercâmbios acadêmicos e desenvolvimento de lideranças, proporcionando aos estudantes experiências de atuação em níveis local, nacional e internacional.

Além da participação no evento, Sofia exerce, desde maio de 2026, a função de Diretora Nacional Interina de Intercâmbio Internacional de Pesquisa para Outgoings (NORE Out) da IFMSA Brazil. No cargo, coordena nacionalmente os programas de intercâmbio internacional de pesquisa destinados aos estudantes brasileiros de Medicina, atuando no suporte aos participantes, na articulação com organizações internacionais, no fortalecimento de parcerias e na representação institucional da Federação.

Encontros semestrais

As General Assemblies da IFMSA, realizadas duas vezes ao ano, são consideradas o principal espaço de governança da Federação. Além de treinamentos, workshops, sessões científicas e reuniões dos Comitês Permanentes, o evento promove plenárias, fóruns de discussão, encontros estratégicos entre organizações nacionais e deliberações sobre políticas institucionais, planejamento estratégico e programas internacionais de intercâmbio. Também é durante a assembleia que ocorrem as eleições internacionais da entidade.

Durante o encontro, Sofia ainda representará a IFMSA Brazil na apresentação de um trabalho aprovado na Activities Fair e no Fórum de Educação Médica desenvolvido pela  IFMSA Brazil.

Formação que ultrapassa a sala de aula

Na Unesc, Sofia participa de diferentes ações de Extensão e promoção da saúde, envolvendo projetos de educação em saúde, primeiros socorros, doação de sangue e atividades educativas em escolas.

A extensa atuação do comitê local da IFMSA Brazil na Unesc envolve ações como Hospital do Ursinho, promovida pelo Comitê Permanente de Direitos Humanos e Paz (SCORP); Doe-se, promovida pelo Comitê Permanente de Saúde Pública (SCOPH); SocorrEduca, realizada pelo Comitê Permanente de Educação Médica (SCOME); EducAção, de responsabilidade do Comitê Permanente de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, incluindo HIV e AIDS (SCORA) e ainda o projeto Íntima.

Entre as experiências mais marcantes está uma ação realizada em uma Unidade Básica de Saúde para tornar a vacinação infantil mais acolhedora. “Levamos ursinhos para explicar de forma lúdica como funciona a vacinação. Lembro de uma criança com espectro autista que tinha muito medo e nem queria entrar na sala. Ficamos um tempo conversando e mostrando os materiais, sempre de forma tranquila. Depois, o vacinador comentou que a ação fez toda a diferença, porque ela conseguiu receber a vacina sem chorar. Foi um momento muito especial”, relembra.

Segundo a estudante, vivências como essa fortalecem a formação humanizada dos futuros médicos. “São projetos muito bacanas, que impactam diretamente a comunidade e também contribuem muito para a nossa formação como futuros médicos”, completa a estudante, que embarca nesta quinta-feira (30/7) para o evento.

Topo