Educação

Escolas de Morro da Fumaça implantam Projeto Prefeito e Vereador Mirim

Escolas de Morro da Fumaça implantam Projeto Prefeito e Vereador Mirim
Daiana Carvalho / PMMF

Iniciativa visa trabalhar valores fundamentais com o objetivo de promover a formação consciente e participativa.

Através da Secretaria de Educação de Morro da Fumaça, a Rede Municipal de Ensino, neste mês, deu início ao Projeto Prefeito e Vereador Mirim. A iniciativa, em primeiro momento, contempla duas escolas do município e poderá ser ampliada a partir de 2024.

“A proposta foi apresentada pela nossa coordenadora pedagógica, Valdete, que identificou a possibilidade de implantar o projeto e, por meio dele, trabalhar diferentes conceitos e conteúdos. Uma ideia muito válida, tendo em vista que os alunos passam a estar envolvidos com o desenvolvimento das atividades da instituição. Além de aumentar o interesse deles por assuntos como a cidadania e a democracia, a proposta  irá auxiliar na formação de adultos conscientes e participativos”, detalha o secretário de Educação, Marcos Silveira.

A iniciativa é uma extensão do Projeto Plante Amor Por Onde Você For e contempla os quintos anos do período matutino das escolas Vicente Guollo e Professor Agenor Bortolatto. “Com base no feedback dos professores e direção das escolas, constatamos que precisávamos de algo que permitisse trabalhar alguns valores, como a capacidade de liderança, organização, disciplina e a cidadania, competências essenciais para qualquer cidadão”, explica a coordenadora pedagógica, Valdete Guollo Salvan.

Nesta fase de implantação, o projeto envolve 35 educandos, os quais ocupam funções distintas: prefeito, vice-prefeito e vereadores. “É uma ideia transformadora. Podemos mostrar aos alunos que eles são importantes e capazes, e assim resgatar a confiança de cada um. Uma semente foi plantada e desejamos que ela faça a diferença na vida deles. Eles podem transformar o ambiente onde estão inseridos. Com os poucos dias de atividades, já conseguimos identificar mudanças comportamentais”, destaca a diretora da escola Professor Agenor Bortolatto, Ketsa Carer Nogaredo.

Além de desempenhar o papel de liderança inerentes às funções, os alunos irão participar de atividades voltadas a áreas específicas, a exemplo do que acontece no âmbito do legislativo e executivo. “Instituímos três comissões: saúde, meio ambiente e cultura. Dentro desses segmentos, eles irão executar diversas tarefas que devem ser apresentadas no show de valores, durante o evento de encerramento do ano letivo”, detalha Valdete.

Os atos de posse dos gestores e legisladores mirins, foram realizados na sede da Prefeitura, com a participação dos atuais representantes da Administração Municipal. “Os professores estão de parabéns, projetos com esse propósito são sempre muito bem-vindos. A oportunidade de estarem aqui conosco, trocando experiências, vivenciando a nossa rotina e buscando aprender algo novo, vai impactar na formação e despertar o interesse por assuntos que antes não faziam parte da rotina deles”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

Durante os eventos de posse, além de receber os certificados das mãos dos atuais gestores do município, os alunos também participaram de uma visita guiada pela Casa, incluindo o gabinete do prefeito. “É uma experiência muito válida. Podemos ver o brilho nos olhos dessas crianças. Cada uma delas vivencia uma realidade particular e muitas vezes não se permite sonhar. Com ideias como esta, conseguimos quebrar paradigmas e mostrar que através da educação, da dedicação, podemos chegar aonde quisermos”, ressalta o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Apaixonado por futebol, o prefeito mirim, Murilo Máximo, acredita que a missão proposta pelo projeto irá favorecer a carreira de atleta que deseja consolidar. “ Vou poder ajudar a minha turma a melhorar e também trazer sugestões para a escola. Está sendo muito legal e vai fazer a diferença no futuro”, comenta.

Para o vereador e presidente mirim, Kaique Gomes de Jesus, a experiência vivenciada através do projeto despertou o desejo de ocupar um cargo de liderança na vida adulta. “Me ajudou a ter mais empatia e me incentivou a ajudar as pessoas. Talvez um dia eu possa ser prefeito, vereador, ser alguém respeitado e ajudar a cidade”, compartilha. As respectivas cerimônias de posse foram realizadas nos dias 2 e 27 de outubro.

Topo