Educação

Escola Profissional de Morro da Fumaça abre período de matrícula para curso de Informática Básica

Escola Profissional de Morro da Fumaça abre período de matrícula para curso de Informática Básica
BEATRIZ COAN / FOTO: ÉMERSON JUSTO – PMMF

Serão disponibilizadas turmas nos três turnos, com aulas semanais.

O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, abre o período de matrículas para o curso de Informática Básica neste segundo semestre na segunda-feira (10). As aulas são oferecidas para pessoas acima de 8 anos na Escola Profissional Municipal Idalina Machado de Freitas.

Neste ano, continua sendo disponibilizado as aulas em três turnos: matutino, vespertino e noturno, mas com alterações em relação aos anos anteriores. “Antes as turmas possuíam aulas duas vezes na semana, porém, a pedido dos alunos e após uma experiência positiva, alteramos. Agora as aulas têm um período mais longo, mas acontecem apenas uma vez na semana”, detalha a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

De segunda-feira a quinta-feira as aulas acontecem das 13h30 às 17h e das 18h às 21h30 e na sexta-feira, a princípio, terá só uma turma e será o único dia com aulas matutinas, acontecendo das 8h às 12h. “Cada turma terá até 15 alunos. Caso a demanda por aulas matutinas seja grande, poderemos ampliar a oferta”, conta a diretora da Escola Profissional, Dioneia Maccari.

Durante as aulas, os alunos irão aprender a utilizar o sistema operacional Windows 11 e programas de edição básicos, mas muitas vezes essenciais para o mercado de trabalho, como o Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint. As atividades iniciam no dia 31 de julho e se estendem até o final de novembro.

Fundado em 2001, o curso de Informática já faz história na cidade. “Já somamos mais de 1 mil cidadãos que passaram por essa formação. Ela auxilia na entrada do profissional no mercado de trabalho. Apesar de o acesso à internet ser mais fácil agora, principalmente através do celular, do que quando o curso foi criado, muitos não têm contato com computadores”, explica o prefeito, Agenor Coral.

As demandas foram mudando ao longo dos mais de 20 anos, desde a sua criação, e o curso vem acompanhando e se atualizando. “A área da tecnologia evolui constantemente e, com isso, estamos sempre aprimorando os ensinamentos. Para este ano, estamos investindo de diversas formas, desde reforma na sala, compra de novos equipamentos e softwares”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

As inscrições para o curso abrem na segunda-feira e encerram na quarta-feira (12). Os interessados devem ir até a Escola Profissional Municipal Idalina Machado de Freitas, na Rua José Guglielmi, 137, com documento oficial com foto em mãos, das 13h às 20h. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (48) 3434-2249.

Topo