Educação

Escola Maurina de Souza Patrício recebe o Programa Saúde na Escola

Escola Maurina de Souza Patrício recebe o Programa Saúde na Escola
Beatriz Coan / PMMF

Alunos de todos os anos escolares participaram da ação.

Ao longo desta sexta-feira (2), o Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde e com apoio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou o Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola de Ensino Básico Municipal (EEBM) Maurina de Souza Patrício. A ação foi desenvolvida nos dois períodos, matutino e vespertino, e em todas as turmas da escola.

De forma leve e descontraída, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Graziela abordou diversos assuntos com os estudantes. “Nós procuramos trazer informações que agregam no dia-a-dia deles. Desta vez abordamos temas como o direito básico à saúde, a luta pelos direitos, discriminação, cultura de paz, respeito, agressões físicas e verbais, além de prevenção de doenças negligenciadas, vacinas, tabagismo, alcoolismo, e infecções sexualmente transmissíveis (IST), entre outros”, conta a enfermeira Carla Niero. Os assuntos foram abordados com todos os estudantes, mas com algumas alterações, deixando o conteúdo de acordo com a idade deles.

Simultaneamente, enquanto Carla conversa com os alunos de uma turma, outra parte da equipe da UBS realiza medição de altura, pesagem e verificação da carteira de vacinação em outra. “Essas ações não são importantes só para eles, mas também para toda a comunidade. Eles acabam levando para casa o que aprendem aqui e até mesmo cobram os pais, por exemplo, para manter as vacinas em dia”, revela a diretora da escola, Aracéli de Oliveira.

O PSE é realizado anualmente em Morro da Fumaça em todas as escolas da cidade. “Já são mais de dez anos que as equipes de saúde do município vão até as escolas para conversar com os alunos. Dessa forma nós plantamos sementes para um futuro com cidadãos mais conscientes e cuidadosos com a saúde”, pontua a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Topo