Saúde

Equipe de Saúde realiza ações de conscientização voltadas ao Novembro Azul

Equipe de Saúde realiza ações de conscientização voltadas ao Novembro Azul
DAIANA CARVALHO / PMMF

Com horário de atendimento estendido nas UBS, campanha se estende durante todo o mês com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No decorrer deste mês a equipe de Saúde de Morro da Fumaça está dedicada a ampliar o número de pessoas impactadas pela campanha Novembro Azul. Como estratégia para sensibilizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer, uma série de visitas e palestras vêm sendo executadas nas empresas do município.

“Épocas simbólicas facilitam a atuação pontual em temas que sabemos que merecem uma atenção especial, como é o caso do Novembro Azul que possui viés voltado à saúde masculina. O público masculino ainda tem muita dificuldade em buscar os serviços de saúde, costuma-se deixar para a última hora ou quando já está demasiadamente avançado o estágio de determinada patologia. Nas oportunidades de conversa com grupos maiores de pessoas, em especial os homens, busco tocar em temas de vital importância e sumamente básicos como: higiene, prevenção de doenças, quando buscar ajuda médica, automedicação e diversos outros, sempre em um tom de bom humor e fraternidade”, destaca o médico, Lucas Zolinger Mendes, um dos profissionais envolvidos na ação.

A secretária de Saúde, Marijane Felippe, alerta que o câncer de próstata é uma das principais causas de morte por câncer entre homens em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, em 2021, ocorram mais de 65 mil novos casos no Brasil. “O diagnóstico do câncer de próstata é de extrema importância na vida dos homens, principalmente por se tratar de uma doença que pode ser assintomática em estágios iniciais. Através do diagnóstico precoce, é possível aumentar significativamente as chances de tratamento bem-sucedido, além de reduzir o risco de complicações graves e até mesmo de morte”, pontua

Com o objetivo de ampliar as alternativas de horário para atendimento aos moradores, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, estão com horário estendido até as 20 horas, durante determinados dias da semana, e também aos sábados, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, em determinadas unidades.

No último sábado, 11, as unidades dos bairros: Mina Fluorita, Cohab e Naspolini registraram expressiva movimentação. “Estamos oferecendo consultas médicas, odontológicas, encaminhamento para especialidades e orientação por parte da Enfermagem. Felizmente a população atendeu ao nosso chamado e tem aproveitado a mobilização”, comemora a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Francine da Soller Teixeira.

Topo