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Equipe de Governo e usuários comemoram resultados após implementação de Sistema de Gestão Pública

Equipe de Governo e usuários comemoram resultados após implementação de Sistema de Gestão Pública
DAIANA CARVALHO / PMMF

Digitalização trouxe mais segurança, transparência e eficiência em diversos serviços ofertados à população.

Após 20 meses de implantação, o sistema de gestão pública implementado em Morro da Fumaça vem apresentando resultados muito satisfatórios. De acordo com o relatório de acessos gerado pelo Departamento de Tecnologia da Informação, durante o período, o portal do município já registrou, aproximadamente, 413 mil acessos externos.

Conforme o chefe do Departamento de Tecnologia da Prefeitura, Márcio Martinho, o número evidencia a adesão da população à informatização e digitalização de processos iniciada pela atual gestão, nos primeiros meses de 2022. “Os dados apontados pelo documento demonstram que, apesar da necessidade de adaptação por parte da população e dos departamentos do Paço, o modelo vem apresentando resultados satisfatórios”, destaca.

Entre os serviços mais executados estão: Emissão de Guias de IPTU (27.936), Consulta de Processos Digitais (21.123) e Consulta de Licitação (17.638). “A automação de processos proporcionou uma significativa redução das despesas operacionais a longo prazo e otimizou a alocação de recursos humanos. Com base no levantamento, é possível afirmar que o município ganhou muito no aspecto da agilidade para a execução de inúmeras tarefas, visto que a população consegue desempenhar diversas ações em poucos cliques e acessar as informações sem precisar se deslocar até à Prefeitura”, detalha o prefeito, Agenor Coral.

Além da facilidade ao usuário, o município conseguiu estabelecer um novo padrão de transparência para a gestão municipal. “A eficiência operacional resultante da digitalização diminui os custos associados a atrasos e erros nos processos, melhorando a produtividade global da Administração Municipal. A transparência aprimorada fortalece a confiança da comunidade, contribui para uma governança mais eficaz e evita custos associados a litígios ou descontentamento público”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Júlia Tasso Barzan,  titular do Cartório de Morro da Fumaça, comenta que a implantação do sistema significa “um grande avanço” para a equipe do serviço. “Nós conseguimos daqui mesmo solicitar o imposto que o cliente precisa para a transmissão da escritura e também solicitar a certidão negativa de débitos e a certidão de inscrição imobiliária, todos necessários para a lavratura e registro da escritura de compra e venda, que é a principal demanda no nosso dia a dia. O acesso é rápido, fácil, dinamizou bastante, qualquer um pode acessá-lo. Realizamos solicitações diariamente para agilizar o processo. Não é preciso pegar eventuais filas ou ficar aguardando por esse documento. Então, sem sair do seu estabelecimento, isso tudo é resolvido. É muito seguro, tudo é feito com acesso à senha, então nos passa uma segurança muito grande e tem sido bem eficiente”, avalia.

A lista de benefícios obtidos com a implementação do sistema de gestão pública, além da segurança, também contempla aspectos relacionados à sustentabilidade. A migração para a nuvem gerou economias substanciais em infraestrutura física, eliminando custos com papel, impressão, manutenção de servidores e armazenamento. A segurança robusta na nuvem também reduziu o risco de perda de dados, prevenindo potenciais custos de recuperação, tornando a digitalização uma estratégia de custo-benefício sólida para uma administração pública moderna.

“Para a equipe de governo a digitalização trouxe mais dinamismo e eficiência. Assim que um protocolo é gerado junto a Secretaria de Obras é possível acompanhar a tramitação, com qual técnico ele está e isso torna muito mais dinâmico. Hoje em dia, o acesso rápido à internet exige que as repartições públicas estejam cada vez mais digitalizadas e preparadas para melhor atender”, pondera o secretário de Infraestrutura e coordenador da Defesa Civil, Natan Felipe Souza.

O aprimoramento do atendimento virtual em Morro da Fumaça, através do Portal do Cidadão, deve seguir avançando no decorrer dos próximos meses. Martinho antecipa que, no primeiro semestre de 2024, o site do município passará a contar com outras melhorias. “Buscamos oferecer cada vez mais autonomia ao cidadão. Com base nisso estamos finalizando um projeto que vai facilitar ainda mais o atendimento por meio da página”, antecipa.

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