Saúde

Equipe Epidemiológica intensifica ações de vacinação contra a gripe

Equipe Epidemiológica intensifica ações de vacinação contra a gripe
Daiana Carvalho / PMMF

Estratégia contempla bairros mais afastados da região central do município e os Centros de Educação Infantil.

Com o objetivo de ampliar o número de fumacenses imunizados contra a gripe, as vacinadoras da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça, nesta semana, começaram a intensificar as ações de vacinação na cidade. A estratégia consiste na execução de um cronograma de vacinação nos bairros mais afastados da região central do município e ações extramuros nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

A mobilização teve início na quarta-feira, dia 3, com a visita programada de um grupo de profissionais à Unidade Básica de Saúde da Linha Cabral, para facilitar o acesso da população às vacinas. “Nosso objetivo é encurtar distância e promover a proteção dos moradores, em especial o grupo prioritário que pode ser mais impactado, caso venha a contrair a doença. Somente nesta localidade foram vacinadas mais de 80 pessoas”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.

As ações extramuros irão beneficiar todas as unidades de educação infantil do município no decorrer dos próximos dias. Nesta semana, foram contemplados os CEIs Vanolda Gregório Espíndola Pagnan e Honorata Pavei Maccari, garantindo a imunização de 87 crianças. “Considerando todas as faixas etárias, nossa meta é vacinar 7 mil pessoas. Esse é o mínimo que precisamos para alcançar a meta estabelecida para o município”, detalha Saiane.

A campanha de imunização contra a gripe teve início no dia 25 de março a nível nacional. A mobilização acontece anualmente, conforme recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza. Neste ano, devido ao aumento do número de casos de doenças respiratórias notificados no país, a estratégia foi antecipada. “Infelizmente, neste momento, já há municípios passando por dificuldades para conseguir atender a demanda nos hospitais. A vacina é a nossa principal aliada para evitar casos graves da gripe e da Covid-19”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.

Mediante ao aumento do número de casos de doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, nesta última terça-feira, ampliou o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde Perpétua Zeferino Martins, localizada no Centro. Com a decisão, por tempo indeterminado, a UBS passará a atender das 8 às 12 e das 13 às 20 horas. Além do atendimento médico, entrega de medicamentos e da realização de curativos, toda quarta-feira a unidade terá a presença de uma vacinadora no local, para a aplicação de vacinas de rotina e das campanhas em andamento.

Durante o mês, as vacinadoras também estarão visitando as UBSs das localidades de Linha Torrens e Vila Rica, nos dias 10 e 18 de abril, respectivamente.

Saiba quais são os grupos prioritários a serem vacinados:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhador da saúde;
Gestantes e puérperas;
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Topo