Geral

Equipe da Educação de Morro da Fumaça participa de edição regional do CONAE

Equipe da Educação de Morro da Fumaça participa de edição regional do CONAE
DAIANA CARVALHO / PMMF

Evento tem como objetivo debater metas da educação a serem alcançadas entre 2025 e 2034.

Integrantes da equipe da Educação de Morro da Fumaça, durante esta quinta-feira, 26, na condição de delegados dos diversos segmentos educacionais, estiveram representando o município na etapa regional da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024, em edição extraordinária. O evento realizado no auditório da Faculdade SENAC, em Criciúma,  tem como objetivo promover o debate sobre as metas da educação a serem alcançadas no próximo plano decenal (2025 – 2034).

“O trabalho a ser executado e as metas a serem cumpridas no município são norteados pelo Plano Municipal de Educação, cuja elaboração é com base nos Planos Nacional e Estadual de Educação. No dia de hoje, discutimos diversos aspectos relacionados ao desafio diário no âmbito da educação no Brasil para estabelecer um cronograma de ações que possa ser colocado em prática. Esse é um dia muito importante para a Educação, uma vez que a CONAE é um espaço democrático para o debate de diversas temáticas educacionais”, destaca o secretário de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira.

Além de Morro da Fumaça, os demais municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) também integraram a etapa regional do CONAE. Durante o encontro, os participantes realizaram o debate dos eixos elencados no Documento Referência, que servirá de base para a composição do Plano Nacional de Educação (PNE 2025-2034).

O Plano determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no país, é a referência para as práticas em educação e passa por atualização a cada dez anos. Neste ano, Morro da Fumaça ficou responsável pela análise do IV eixo do Documento Referência e, diante da necessidade, propor emendas no texto original. O IV eixo tem como tema – Gestão democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

A Conferência Nacional Extraordinária de Educação – CONAEE 2024 será realizada de 28 a 30 de janeiro, em Brasília.

Topo