Política

ENTREVISTA: Prefeito Nado Maccari fala sobre o mandato e o futuro político

ENTREVISTA: Prefeito Nado Maccari fala sobre o mandato e o futuro político

Morro da Fumaça Notícias (MFN): Depois de quatro anos, qual a avaliação que o Sr. faz do seu mandato?

Nado Maccari (NM): Avalio este período de 04 anos como muito bom. Conseguimos formar uma equipe que se uniu em torno das nossas propostas de cidade e nos ajudaram a tirá-las do papel. Conseguimos colocar o financeiro da prefeitura em dia trabalhando sempre com uma pequena sobra em caixa, pagamos os salários dos servidores sempre antecipadamente e conseguimos manter um bom cronograma de investimentos. E o resultado é que até o momento os três primeiros anos do nosso mandato tiveram as contas aprovados pelos órgãos de controle.

MFN: Qual a grande conquista de sua administração?

NM: A grande conquista da nossa administração foi conseguir pela primeira vez derrubar as bandeiras partidárias e trabalhar unindo prefeito e vereadores. Foi desta forma que nosso governo promoveu o maior investimento estrutural da administração pública e do município na história de Morro da Fumaça.

MFN: O que mais foi difícil de executar neste período?

NM: A situação financeira da prefeitura no inicio de 2013, quando assumi, não era das melhores e somado a uma arrecadação que mostrava sinais de encolher ano a ano foi nosso primeiro grande desafio e o mais difícil de enfrentar. Situação que me levou a tomar diversas medidas impopulares, como a redução das secretarias, cortes de cargos comissionados e redução de alguns salários. Além de medidas externas como reorganização de algumas estruturas que atendem ao público em geral. Medidas que se mostraram necessárias e eficazes, conseguimos pagar as contas atrasadas do município com fornecedores, quitar impostos e rescisões de ACT’s que estavam pendentes e manter a saúde financeira do Município até hoje.

MFN: Nestes 48 meses, conseguiu realizar tudo que imaginava?

NM: Consegui colocar em prática muito daquilo que imaginava para o município, mas por óbvio não fiz tudo o que pretendia ou não teria sido candidato a reeleição. Mas gosto de destacar que conseguimos manter o município com crescimento sempre acima da média estadual e que cumprimos quase a totalidade do nosso plano de governo. Pretendia dar continuidade a este trabalho e, principalmente, ampliar os investimentos consideravelmente usando a influência da coligação que criamos neste último ano de mandato, projeto que teremos que conduzir por outras vias a partir de agora.

MFN: Qual foi a grande decepção que teve durante o mandato?

NM: Não houveram grandes decepções. Houveram momentos e situações difíceis de resolver ou que muitas vezes nos levaram em busca de alternativas diferente daquilo que pretendíamos inicialmente, mas estávamos preparados para isso, sabíamos desde o começo que gerir a administração pública seria enfrentar problemas e resolvê-los da melhor forma possível, por isso meu lema sempre foi “parceria”, com minha equipe, com os vereadores e diversos deputados de todos os partidos, foi assim que superamos as dificuldades.

MFN: Em que condições o próximo prefeito vai assumir a prefeitura em janeiro?

NM: Com todas as estruturas em dia. A saúde, principalmente, onde todas as estruturas foram reformadas ou são prédios novos. Todas as escolas estão com a manutenção em dia e foram reformadas onde necessárias e com uma nova escola que iniciou as atividades este ano. Máquinas e equipamentos suficientes para a demanda do município e em bom estado de conservação, a maioria adquiridas neste mandato. Além das obras que executamos nestes quatro anos, deixaremos obras em andamento com os recursos para o pagamento já garantidos e com as contra partidas já pagas. Há também alguns recursos já alinhavados ou com convênios já assinados com os Governos Estadual e Federal que ficarão para a próxima administração. Na parte financeira, o futuro prefeito encontrará recursos em caixa em todas as áreas. Salários, 13º e impostos trabalhistas todos em dia e pagos dentro do atual mandato. E as obrigações com fornecedores em dia, sem restos a pagar.

MFN: Na sua visão, qual o principal desafio do futuro prefeito?

NM: Temos atualmente um município com saúde financeira, ou seja, gasta o equivalente ao que arrecada, sempre com uma pequena margem de sobra e isso já é mais de meio caminho andado para um prefeito, mas atualmente a queda do crescimento da arrecadação diante da inflação vem gerando distorções no gasto com pessoal dos municípios, o que tira o poder de investimento e gera uma série de complicações e restrições frente à Lei de Responsabilidade Fiscal, e este é o principal desafio dos próximos prefeitos na maioria das cidades, promover às reformas administrativas necessárias a manutenção dos índices legais.

MFN: E como o futuro prefeito receberá a folha de pagamento?

NM: Recebi da gestão anterior a folha acima do limite legal em 54,3%, isso sem o pagamento dos encargos trabalhistas do 13º salário de 2012 e com a prorrogação dos contratos ACT’s para rescisão no mês de janeiro do meu mandato, o que fez que atingíssemos o patamar de 58% de folha no primeiro mês de 2013. De lá para cá trabalhamos promovendo o controle da folha como já citei e hoje, no mês de novembro de 2016, fechamos os gastos em 50,9%, mas a previsão é de possibilidade de extrapolar o limite de 54% após a liquidação do 13º salário, rescisão dos ACT’s, pagamento dos encargos trabalhista e distribuição do PMAQ aos funcionários da saúde. Mas ainda temos que esperar as liquidações contábeis para sabermos o índice correto. Para os próximos anos vem nos alertando a Confederação Nacional dos Municípios CNM que a previsão é que este panorama se agrave ainda mais, e Morro da Fumaça apresenta fortes sinais de que este índice deve subir vertiginosamente nos próximos anos, devido a características dos planos de carreira do nosso município, exigindo muito mais jogo de cintura dos futuros gestores.

MFN: Qual o futuro politico de Nado Maccari?

NM: Hoje sou presidente do PSD Fumacense, e nesta posição somado a três mandatos de vereador e um de prefeito atuarei no fortalecimento da sigla junto aos nossos vereadores eleitos, nossos suplentes e direção partidária. Buscaremos diálogo com os Deputados Estaduais e Federais que nos representam na busca de investimentos para o município. Como instância partidária neste primeiro momento manteremos a neutralidade em relação a futura administração, mas sempre apoiando tudo aquilo que se demonstrar bom à nossa cidade. Processos eleitorais são momentâneos, o que realmente importa, acima dos interesses partidários, é nosso município. Quanto a novos processos eleitorais o tempo irá dizer, mas com certeza estarei lá apoiando as decisões do meu partido.

MFN: Qual a mensagem deixa para a população?

NM: Desejo com toda sinceridade aos futuros gestores, Noi, Eduardo e sua equipe, sucesso na futura administração. Quem ganha com uma boa administração é acima de tudo a nossa cidade e só desejo o melhor a ela. Agradecer a todos que me apoiaram de diversas formas no decorrer destes quatro anos, tenho a certeza que fizemos o melhor por Morro da Fumaça e continuaremos fazendo dentro das formas que possuímos. Quero dizer que meu jeito de ser sempre será o mesmo, simples, amigo e pronto pra ajudar a qualquer hora e por fim deixar um abraço a todos. Sucesso a Morro da Fumaça!

Redação Morro da Fumaça Notícias
Topo