Educação

Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc: profissão que alia sucesso e propósito

Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc: profissão que alia sucesso e propósito
ASSESSORIA UNESC

O profissional que trabalha em prol da preservação do meio ambiente.

Cursar Engenharia Ambiental e Sanitária na Unesc é mergulhar em um mundo de conhecimento, que vem sendo aprimorado e desenvolvido há mais de 25 anos na melhor Universidade do Sul de Santa Catarina. O profissional formado nesta área desempenha papel crucial na gestão e preservação do meio ambiente, com foco na promoção da saúde pública e na sustentabilidade. A atividade, quando aliada à conscientização ambiental, se torna ainda mais poderosa para enfrentar os atuais desafios ambientais.

A Engenharia Ambiental e Sanitária é uma área das engenharias que se dedica ao desenvolvimento de soluções para questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde coletiva. Os profissionais deste segmento têm como ideal promover o equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente, garantindo a qualidade de vida da população.

Conforme a coordenadora do curso, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, ser um engenheiro ambiental e sanitarista é desempenhar um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na prevenção de impactos negativos ao meio ambiente. “Os profissionais dessa área podem trabalhar em órgãos governamentais, empresas privadas, consultorias ambientais, Organizações Não governamentais (ONGs) e instituições de pesquisa. Os principais setores de atuação são voltados aos recursos naturais, ou seja, ar, água, solo; saneamento, em tratamento de água, efluentes, resíduos e drenagem; energias renováveis e gestão ambiental”, salienta.

De acordo com Marta, durante a formação acadêmica, a Graduação Multi oferece visitas técnicas e de campo aplicadas em diversas disciplinas. Neste contexto, o aluno consegue vislumbrar na prática o conteúdo repassado em sala de aula, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.

“Neste sentido, é importante destacar ainda a parceria com Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, onde são disponibilizadas oportunidades de estágio nas áreas de projetos ambientais, de pesquisa, e controles ambientais, como monitoramento da qualidade do ar e água e efluentes, entre outros”, detalha.

Além disso, conforme a professora e coordenadora, a graduação oferece oportunidades de intercâmbio com outras universidades, possibilidade de estágio em instituições e empresas desde a primeira fase. “Além da possibilidade do aluno participar de projetos de Pesquisa e extensão através da Empresa Júnior vinculada ao curso”, acrescenta.

Mundo do trabalho

Grandes indústrias necessitam se destacar no mercado e para isso, precisam comprovar ações na área ambiental, sendo necessário desenvolver boas práticas de produção, criar políticas ambientais e atuar intensivamente no processo produtivo da empresa. Ao abraçar esta área, o profissional formado pode ser o responsável por desenvolver medidas mitigadoras para então minimizar os impactos ao meio ambiente. “Essa área tem cada vez mais espaço, sendo um fator determinante também para consumidores, interessados em uma indústria ecologicamente correta”, aponta ainda a coordenadora.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Unesc estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/engenharia-ambiental-e-sanitaria é possível acessar todas as informações sobre a graduação presencial. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Topo