Política

Encontro com educadores na Câmara de Morro da Fumaça fortalece a luta pela saúde mental

Encontro com educadores na Câmara de Morro da Fumaça fortalece a luta pela saúde mental
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Diretores e representantes da rede de ensino pública e privada de Morro da Fumaça participaram de palestra promovida pelo Poder Legislativo sobre prevenção, identificação e combate ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo.

Na manhã desta sexta-feira, dia 29, a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça sediou um encontro significativo. O evento reuniu diretores e representantes das redes de ensino do município, tanto público quanto privado, com o objetivo de promover a conscientização sobre a valorização da vida e a identificação de sinais que possam indicar situações de vulnerabilidade emocional e risco de suicídio. Também estiveram presentes, a presidente do Legislativo, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), vereadoras Jorgia Guglielmi (PSDB) e Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP), além do Secretário do Sistema de Educação, Marcos Silveira.

O palestrante Paulo Borges, um dos fundadores da Rede de Proteção à Vida e voluntário do Centro de Valorização da Vida, ministrou uma palestra esclarecedora sobre o tema. Borges ressaltou a importância de pais e professores estarem atentos a comportamentos, agressões, automutilações e palavras que denotem vulnerabilidade emocional em crianças e adolescentes.

“Muitas vezes, a criança ou o adolescente tenta chamar a atenção de alguma forma porque realmente precisa de ajuda. Portanto, não podemos ignorar certas palavras e atitudes; devemos sempre demonstrar apoio e ser um amigo. Impulsividade, mudanças comportamentais e isolamento são sinais que precisamos ficar atentos”, disse Borges.

O evento na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça reforça a importância dos cuidados com a saúde mental, na identificação, prevenção e combate ao suicídio. O tema deste ano no Setembro Amarelo é “Se Precisar, Peça Ajuda!”. O número 188 está disponível para o Centro de Valorização da Vida, para aqueles que estejam se sentindo tristes, queiram conversar ou apresentem sinais que possam levar ao suicídio. Além disso, os números 193 dos bombeiros, 192 do SAMU e 190 da Polícia Militar também podem ser acionados a qualquer sinal de emergência ou necessidade de ajuda.

A presidente do Legislativo, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), destacou a relevância do evento e a importância do Setembro Amarelo. “Setembro Amarelo nos lembra da importância de cuidar da nossa própria saúde mental, bem como ajudar aqueles que estão passando por dificuldades emocionais. É o momento para promover empatia, compreensão e solidariedade para que todos possam se sentir apoiados em sua jornada em direção ao bem-estar. Em nome do Poder Legislativo, nossos agradecimentos à Secretaria do Sistema de Educação, às instituições privadas de educação de Morro da Fumaça, à Rede de Proteção à Vida da Amrec e aos servidores legislativos, pela parceria na realização e participação no evento”, finalizou.

Topo