Educação

Empresário do agronegócio profere palestra gratuita na Unesc nesta segunda-feira

Empresário do agronegócio profere palestra gratuita na Unesc nesta segunda-feira
ASSESSORIA UNESC

Ricardo Faria, fundador da Granja Faria, é o convidado para o 1º Desenvolve Agro, em parceria com a NewFarm.

Agronegócio, Empreendedorismo e Gestão serão foco de um grande encontro nesta segunda-feira (13/11) na Unesc. Nesta data, às 19h30, o Auditório Ruy Hülse receberá a palestra do empresário Ricardo Faria, fundador da Granja Faria, maior produtora de ovos férteis e comerciais do Brasil. O evento é promovido pela empresa NewFarm Agro Intelligence em parceria com a Universidade por meio do programa Unesc Connect.

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, irá promover um espaço de diálogo e networking entre empresários, professores e acadêmicos interessados nas áreas não só de agronegócio, mas de empreendedorismo e inovação como um todo.

Dentro de uma extensa gama de atuação o hub de inovação Unesc Connect conta também com um eixo focado no envolvimento da tecnologia com o setor do agronegócio. Conforme a coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bittencourt, atuar em rede, conectando e cocriando o conhecimento com parceiros do setor privado, as empresas, e setor público é um dos pilares fundamentais para que a proposta do hub cumpra o seu papel, com a pluralidade de experiências.

“Realizar um evento relacionado ao crescimento do agronegócio no Brasil em parceria com a empresa NewFarm é, sem dúvidas, uma ação de ampliação de conexões, fortalecendo a promoção de insights aos participantes”, avalia.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, essa será uma excelente forma de oportunizar contato com um case regional de muito sucesso. “Todos nós, professores, gestores, acadêmicos e comunidade em geral, temos muito a somar ao participar deste encontro. Estamos entusiasmados por essa oportunidade”, ressalta.

Case inspirador da empresa fundada por Faria

A Granja Faria é a maior produtora de ovos férteis e comerciais do Brasil. Com 2.500 funcionários, 11 unidades produtivas de ovos férteis, 10 de ovos comerciais e 16 milhões de galinhas, a empresa projeta faturamento de R$ 3 bilhões em 2023. A companhia possui um marketshare que gira em torno de 10% do mercado de produção de ovos no Brasil, com a compra da Katayama.

Em janeiro desse ano, a Granja Faria anunciou a aquisição da BL Ovos, a quinta maior empresa do setor no país, com três milhões de aves que produzem em média dois milhões de ovos por dia, com duas granjas, uma no munícipio de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, e outra em Cristalina, interior de Goiás. As aquisições fazem parte do modelo de crescimento do grupo. A empresa nasceu em 2006 e atuava somente na produção de ovos férteis. Em 2017, a companhia entrou no mercado de ovos comerciais e passou a adquirir outras marcas.

“Esse movimento nos coloca com uma boa vantagem como líder no mercado brasileiro, com uma produção de 16 milhões de ovos por dia e uma projeção de receitas de R$ 3 bilhões em 2023”, adianta Ricardo Faria, fundador e presidente do Conselho da Granja Faria, uma das maiores empresas avícolas da América Latina.

A Granja Faria também é líder no segmento de galinhas criadas soltas, com 1 milhão de aves no modelo free range (galinhas caipiras), da marca Ares do Campo. Em breve, contabilizará 2 milhões de galinhas caipiras. Além da Granja Faria, o empresário é dono da Insolo, quinto maior produtor de grãos do Brasil, plantando 180 mil hectares na safra 2023/2024; da Fertifar, que faz 100 mil toneladas de adubo orgânico/ano; e do Eggy, fast food de produtos à base de ovos.

“A vantagem competitiva é que todo nosso material orgânico vem da produção das nossas granjas, o que nos dá segurança nos volumes e na qualidade do produto”, finaliza Faria.

Empresa de portfólio diversificado

Além da produção de ovos e de fertilizantes, a Granja Faria possui o Eggy, primeiro fast food com menu à base de ovos. A primeira loja foi inaugurada na cidade de São Paulo e a segunda em Minas Gerais. Os planos são para que a rede some 30 estabelecimentos pelo Brasil, em shoppings, lojas de rua e aeroportos.

“Além de ter nos tirado da zona de conforto, o Eggy é mais uma diversificação dos negócios da Granja Faria”, afirma Faria, que revela que os ovos utilizados no restaurante são de galinhas criadas soltas, da marca Ares do Campo, especializada na criação de galinhas livres de gaiolas.

A Granja Faria também conta com um Club de Assinaturas que leva ovos frescos direto para a casa do cliente, no período em que ele quiser, seja semanal, quinzenal ou mensal.

Sobre Ricardo Faria

Engenheiro agrônomo por formação, Ricardo Faria é fundador da Granja Faria – uma das maiores empresas avícolas do país. A empresa, fundada em 2006 na cidade de Nova Mutum, no Mato Grosso, iniciou com o objetivo produzir apenas ovos férteis, que viram pintinhos, para vender para grandes empresas do setor de alimentos, como a BRF – antiga Perdigão.

Atualmente, o executivo controla, além da Granja Faria – que produz mais de 16 milhões de ovos por dia e conta com um plantel de 20 milhões de aves -, a InSolo, companhia com mais de 180 mil hectares plantados na safra 2022/23 que o tornou o quinto maior produtor de grãos do Brasil, a Fertifar, que faz 100 mil toneladas de adubo orgânico por ano; e do Eggy, fast food de produtos à base de ovos.

Topo