Geral

Empoderamento e saúde emocional pautam mais um encontro do Núcleo Feminino

Empoderamento e saúde emocional pautam mais um encontro do Núcleo Feminino
KENIA PACHECO / CERMOFUL

Valorizar, empoderar e transformar. Com esse tripé como objetivo, a Cermoful Energia promoveu o segundo encontro do Núcleo Feminino, reunindo mulheres de diferentes comunidades da área de atuação da cooperativa, em Morro da Fumaça. A proposta do encontro vai além da formação técnica — é um convite ao autoconhecimento, ao fortalecimento emocional e à atuação ativa das mulheres dentro do cooperativismo.

A noite foi conduzida com leveza e bom humor pela sexóloga Gabriela Dias, que trouxe à tona um tema ainda pouco debatido, mas essencial: a relação entre autoestima, sexualidade e saúde mental. “Falar sobre sexo é falar sobre saúde. É reconhecer-se, valorizar-se e, principalmente, entender que se amar é um ato ímpar”, destacou a palestrante. Gabriela ressaltou como o diálogo nas relações afetivas e o prazer em viver impactam diretamente o bem-estar físico e emocional.

Além da troca de experiências e do conteúdo inspirador, o encontro reforçou o propósito do Núcleo Feminino: formar mulheres cada vez mais conscientes do seu papel dentro da estrutura cooperativa e social. Formado por participantes das três turmas do programa Mulheres Cooperativistas, o grupo nasceu como uma força mobilizadora feminina em favor de um cooperativismo mais sensível e representativo.

A coordenadora de Projetos Sociais da Cermoful Energia, Flávia Zaccaron, reforça o poder transformador do grupo. Ela pontua que o Núcleo Feminino é um movimento permanente de capacitação e organização para que as mulheres ocupem seus espaços com consciência, atitude e comprometimento. E, acima de tudo, com autoestima em alta. “Quando mulheres se unem, compartilham histórias e se fortalecem umas às outras, nasce um movimento capaz de mudar realidades. O Núcleo Feminino é esse espaço de escuta, construção e protagonismo”, afirma.

O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, destaca que a participação feminina na cooperativa não é apenas desejável, é essencial. “A mulher traz uma visão humanizada, atenta aos detalhes e à coletividade. Nossa missão é continuar abrindo portas para que elas ocupem cada vez mais espaços no cooperativismo”, pontua o presidente.

Desde a criação do programa Mulheres Cooperativistas, em 2022, mais de 250 mulheres já participaram das ações promovidas pela Cermoful, que incluem oficinas, vivências, formações e palestras, sempre em parceria com o Sescoop/SC. São cinco turmas já formadas nos municípios de Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes — e esse número só tende a crescer.

Topo