Geral

Eleitores fumacences abraçam Projeto Justiça Eleitoral em Movimento

Eleitores fumacences abraçam Projeto Justiça Eleitoral em Movimento
Daiana Carvalho / PMMF

Expressiva procura por atendimento superou expectativa da equipe responsável pela ação no município.

Os três dias de atendimento do projeto Justiça Eleitoral em Movimento, em Morro da Fumaça, superou as expectativas da coordenação da 34ª Zona Eleitoral de Santa Catarina. Entre quarta, quinta e sexta-feira desta semana, aproximadamente, 260 pessoas passaram pelo auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

“Tivemos um excelente movimento, reforçou que essa mobilização era uma ação necessária. As demandas são diversas, entretanto a procura para a emissão do primeiro título de eleitor e de eleitores que não tem intimidade com a internet, ou que não conseguem se deslocar até Urussanga foram as mais recorrentes”, avalia a Isabel Anacleto Plácido, chefe do Cartório Eleitoral de Urussanga.

Com demanda expressiva nesta sexta-feira, último dia do projeto na cidade, diversos eleitores formaram fila à espera de atendimento. Aline de Souza da Silva, moradora da localidade Linha Frasson, aproveitou a oportunidade para fazer a biometria e auxiliar a filha. “A Heloisa precisava fazer o primeiro título, então aproveitei a oportunidade para resolver as duas coisas. Se deixasse para ir até Urussanga teria que faltar serviço, assim foi bem mais prático”, compartilha a costureira.

Atualmente, após mudança recente na legislação, os adolescentes que têm 15 anos completos, já podem fazer o título e estarem aptos a votar a partir dos 16 anos. Gabriela Rodrigues Boaventura foi uma dos diversos jovens que buscaram o projeto para emitir o título de eleitor e para garantir tudo resolvido para poder votar pela primeira vez em 2024. “Minha mãe orientou a vir, porque aqui é bem mais perto. Já estou com 16 anos, precisava fazer o título. Agora estou na expectativa de viver a experiência de votar”, comemora.

A ideia de viabilizar o atendimento volante em cidades de menor porte, que não possuem cartório eleitoral, é uma iniciativa da Justiça Eleitoral com o intuito de facilitar o acesso da população a determinados serviços: emissão do primeiro título, transferência e revisão. O projeto envolve uma grande logística a nível estadual. Para a ação ser executada, as zonas eleitorais dependem do envio de servidores e equipamentos que pertencem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Estamos muito satisfeitos com o número de atendimentos realizados, essa mobilização atemporal vai reduzir filas e sobrecarga de trabalho no mês de maio, na reta final, às vésperas do início do período eleitoral. Se houver a possibilidade de fazermos uma segunda edição da mobilização em Morro da Fumaça, sem comprometer o andamento do cronograma estadual, estaremos voltando ao município antes do término do período previsto para regularizações”, detalha a chefe de cartório.

Isabel informa ainda, que eleitores que já fizeram a biometria podem resolver inúmeras situações através do site do TRE. Aqueles que não possuem biometria podem buscar o cartório eleitoral para resolver eventuais pendências. Para os eleitores de Morro da Fumaça, a 34ª Zona Eleitoral de Santa Catarina – comarca de Urussanga é o cartório de referência. O atendimento no local acontece mediante agendamento das 12 às 18 horas. Estar em débito com a Justiça Eleitoral pode resultar no bloqueio do CPF o que acarretará em diversos entraves burocráticos ao cidadão. Para agendar atendimento no cartório de Urussanga o eleitor deve ligar para 0800 647 3888.

Topo