Educação

Educação de Morro da Fumaça investe em videomonitoramento

Educação de Morro da Fumaça investe em videomonitoramento
Daiana Carvalho / PMMF

Sistema visa oferecer mais segurança aos alunos e coibir delitos.

O período de permanência dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça nas unidades escolares e nos ônibus passará a contar com novos elementos de segurança, a partir desta semana. Por meio da Secretaria de Educação, foi dado início a implementação de uma rede de videomonitoramento em todas as unidades de ensino e veículos da frota municipal escolar.

O investimento de, aproximadamente, R$ 100 mil de recursos próprios realizado pelo Governo Municipal, visa proporcionar mais segurança aos alunos e transmitir mais tranquilidade aos pais, pontua o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo. “As câmeras se tornaram importantes ferramentas para a garantia e promoção da segurança das pessoas. Pensando nisso, executamos esse projeto. Com as câmeras será possível fazer um acompanhamento mais apurado, desde o momento que a criança pega o transporte para vir à escola, bem como a permanência dela durante o estudo e a volta para casa”.

Ao todo, foram adquiridas 136 câmeras que serão instaladas nos ônibus, nas Escolas de Ensino Básico Municipal, nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e na Escola Profissional. “Cada ônibus será equipado com quatro câmeras em pontos estratégicos, uma direcionada ao embarque e desembarque, duas na parte correspondente aos acentos e a quarta voltada ao motorista. Nas escolas, além da câmera que já existe na parte externa de cada unidade, serão instaladas mais oito câmeras”, detalha a secretária de Educação, Greicy Zaccaron, ao destacar que o investimento também irá trazer contribuições para a redução de arrombamentos.

“Somente nestes primeiros dias do ano, já tivemos quatro invasões em escolas, eles quebram as coisas para conseguir adentrar, provocam diversas depredações deliberadas, consomem os itens da merenda escolar, roubam alimentos e utensílios. O videomonitoramento, aliado ao sistema de alarme instalado em toda a rede há três anos, também deve nos ajudar a coibir esse tipo de delito”, relata.

Além da implementação do sistema, o município também vem executando diversas obras de melhorias na infraestrutura e ações voltadas à segurança nas escolas.“Antes da volta às aulas foram realizados, na parte interna das escolas, os serviços de pintura, ampliação de salas e pequenas reformas. Agora estamos avançando na parte externa. Atualmente, temos as escolas Agenor Bortolatto, Maurina de Souza Patricio e o CEI Narciso Maccari  passando por melhorias no cercamento, com ampliação do muro e substituição das telas. O CEI, em específico, também vai passar a contar com uma área coberta para recreação mais ampla”, assinala Guollo.

O sistema de videomonitoramento terá diversos pontos de acompanhamento em tempo real. Cada escola terá duas formas de verificação: no computador e por meio de aplicativo de celular. Além destes, outro ponto de checagem será montado no setor de transporte de alunos. “O serviço vai impactar muito a nossa rotina, será possível acompanhar mais de perto toda a rotina escolar e coibir práticas indesejadas. O sistema também vai facilitar o registro de imagens, algo fundamental em determinadas circunstâncias”, salienta, Geovane Teixeira Hermenegildo, coordenador da frota do transporte escolar.

A conclusão do processo de implantação do sistema de videomonitoramento está previsto para ocorrer dentro do prazo de 30 dias.

Topo