Educação

Educação fumacense realiza formação para aprimorar práticas de ensino para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento e deficiência

Educação fumacense realiza formação para aprimorar práticas de ensino para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento e deficiência
Daiana Carvalho / PMMF

Iniciativa visa capacitar os profissionais com o objetivo de ofertar experiência de aprendizagem inclusiva e eficaz aos estudantes.

Aproximadamente, 60 auxiliares de ensino e estagiários da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça estiveram reunidos, na última sexta-feira, 15, para aprimorar práticas de ensino para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento e deficiência.

O encontro foi organizado e ministrado pelas psicopedagogas, Magna Santana Sorato, Elaine Cristina Bortolatto e Lucilia Kindermann e envolveu profissionais que atuam diariamente com alunos que necessitam de suporte para desempenhar a rotina escolar. Conforme as psicopedagogas, o objetivo central é capacitar os educadores para que percebam as particularidades de cada aluno e apontem sugestões de como é possível garantir uma experiência de aprendizagem inclusiva e eficaz, de forma criativa utilizando recursos disponíveis.

Durante a qualificação, os participantes aprenderam a identificar as necessidades individuais dos alunos, pensando em estratégias de ensino personalizadas. A abordagem centrada no aluno e na diversidade, conforme a secretária de Educação, Greicy Zaccaron, reflete o compromisso da Educação fumacense em garantir um ensino de qualidade para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou necessidades. “Ao capacitar auxiliares e estagiários na confecção de materiais pedagógicos adaptados, a comunidade escolar está promovendo a inclusão e o sucesso acadêmico de todos os alunos”, pontua.  A capacitação ocorreu no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Topo