Educação

Educação Física da Unesc: infraestrutura ampla e corpo docente diferenciado oportunizam aprendizados

Educação Física da Unesc: infraestrutura ampla e corpo docente diferenciado oportunizam aprendizados
ASSESSORIA UNESC

Na Universidade, acadêmicos unem teoria e prática durante os quatro anos de formação.

Há anos, a área de Educação Física demonstra crescimento, em especial com relação ao cuidado com a saúde. A pandemia do novo coronavírus mostrou à sociedade de forma geral a importância e a necessidade de serem fisicamente ativos, independentemente da idade.

Os cuidados com o corpo, no entanto, devem ser acompanhados de perto por um bom profissional de Educação Física para que objetivos sejam alcançados de forma perene e segura. Na Unesc, o curso de graduação que forma os profissionais da área conta com um corpo docente formado por professores mestres e doutores, com experiência acadêmica e olhar estratégico ao mundo do trabalho, somando mais de 50 anos de tradição e excelência na formação de educadores físicos.

Além disso, projetos de Pesquisa e Extensão oportunizam que os estudantes, além de receber bolsas de estudo, pratiquem o que aprendem em sala de aula nos mais diversos cenários de práticas.

“O curso de Educação Física da nossa Universidade possui um currículo que oportuniza aos acadêmicos a realização da graduação em Licenciatura e Bacharelado em quatro anos. Os estudantes têm ainda diversas possibilidades de bolsas e estágios e convênios com diferentes entidades e uma extensa gama de experiências formativas”, enfatiza o coordenador, Joni Márcio de Farias.

Amplo complexo esportivo

A infraestrutura da Unesc também possibilita a prática dos estudantes, que têm acesso a um amplo complexo esportivo composto por dois ginásios; dois campos de futebol suíço; uma pista de atletismo oficial; um piscina semiolímpica; duas quadras poliesportivas cobertas; salas de lutas; de esportes com raquete, especificamente tênis de mesa; de ginástica; para ritmos e dança; academia de musculação; laboratórios de Fisiologia do Exercício; além de de laboratórios de anatomia e de informática.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Diversas possibilidades

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.

Oportunidade para ingressar na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado. Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Topo