FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Ação reforçou a importância da prevenção e do cuidado integral com a saúde durante o Novembro Azul.
A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça promoveu, na noite da última quinta-feira, 13 de novembro, uma palestra especial sobre dor crônica e fibromialgia, como parte da programação do Novembro Azul. O encontro ocorreu no Salão de Atos Octávio Naspolini e reuniu moradores interessados em ampliar o conhecimento sobre essas condições que afetam muitas pessoas no país e em todo o mundo.
A atividade foi conduzida pelo médico neurologista Gustavo Cardoso, que apresentou os principais aspectos clínicos, sintomas, e possibilidades de tratamento para casos de dor crônica e, em especial, sobre diagnósticos de fibromialgia, doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. O profissional também destacou a importância do diagnóstico precoce e da busca por acompanhamento médico contínuo para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.
A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes, ressaltou o engajamento da comunidade e a relevância da iniciativa. “Foi uma oportunidade valiosa para ampliarmos o conhecimento da comunidade sobre temas que afetam a qualidade de vida de muitas pessoas. Nosso compromisso, ao promover ações que acolhem e informam homens e mulheres de todas as idades, é oferecer espaços de aprendizado e diálogo que ajudem a população a identificar sintomas, buscar apoio profissional e adotar práticas de autocuidado”, destacou.
Além dessa ação, o Novembro Azul em Morro da Fumaça também realizou uma “Blitz Azul” educativa, com entrega de material informativo sobre câncer de próstata em 3/11, além do “Encontro Azul”, em 5/11, que reuniu mais de 300 homens em uma noite de humor e prevenção, que disponibilizou mais de 650 exames e reforçou a importância do cuidado com a saúde do homem, e contou com show musical e de humor.