Gabriela Recco / Fotos: Arquivo FJF
A história de uma das maiores expressões culturais de Morro da Fumaça será retratada no documentário “A História da FJF – O início de uma cultura”, que terá seu lançamento oficial nesta terça-feira (16), às 18h30, no Salão de Atos Octávio Naspolini. O evento convida o público a revisitar memórias, histórias e personagens que ajudaram a construir a Força Jovem Fumacense (FJF).
Fundada há 37 anos, a FJF mantém viva uma tradição que atravessa gerações, reunindo oito equipes: Porks, Fio Dental, Quadrilha, Overdoso, Camisinha, Banha, Intocáveis e Os Cabeludos. Ao longo dos anos, o grupo se consolidou como um dos principais símbolos culturais do município, com destaque para o tradicional desfile de carros alegóricos e o campeonato de futsal, realizados anualmente no mês de outubro.
O documentário começou a ser produzido em 2023 e reúne diversas entrevistas com integrantes e personagens que fizeram parte da história da FJF desde seus primeiros passos. A produção é de Felipe Arcenio, com direção do projeto de Paulo Vitor Cechinel.
Segundo o diretor, o foco do documentário está na origem do movimento e na essência que deu vida à FJF. “A ideia do documentário é mostrar como tudo começou, o surgimento da FJF, os desafios do início e, principalmente, a essência que fez esse movimento se tornar uma cultura dentro da cidade. Mais do que contar fatos, buscamos preservar a memória e valorizar as pessoas que ajudaram a construir essa história”, destaca Paulo Vitor.









