Educação

Diretoras das Escolas Princesa Isabel e Vitório Búrigo são empossadas

Diretoras das Escolas Princesa Isabel e Vitório Búrigo são empossadas
SECOM GOVERNO DO ESTADO / EDIÇÃO: GABRIELA RECCO

Mais um passo foi dado na busca de reaproximar as famílias e as escolas estaduais de Santa Catarina. É que nesta quarta-feira, 31, o governador Jorginho Mello deu posse aos 1046 novos diretores da rede estadual para os próximos quatro anos. Grande parte deles foi escolhida pelo voto da comunidade, com pais, alunos e professores indo às urnas. No evento, na cidade de Lages, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deu as boas-vindas aos gestores, apresentou os resultados de 2023 e as expectativas para 2024.

De Morro da Fumaça participaram as diretoras empossadas Kelly Fernandes Silveira Xavier, que assume a direção da Escola Princesa Isabel, do Centro, e Gislane do Livramento, da Escola Vitório Búrigo, do Distrito de Estação Cocal.

“Quando fiz o plano de gestão identifiquei algumas deficiências, e a partir disso elaboramos metas que realmente fosse conseguir colocar em prática ao longo do tempo. Um dos principais desafios é inserir a família dentro da escola. Entendemos que isso é uma questão da rede de ensino em geral, mas vamos buscar ao máximo essa aproximação. Porque quando temos a família ajudando no trabalho escolar, incentivando junto ao filho, teremos um aluno mais desenvolvido e capacitado”, destaca Kelly.

O processo de escolha dos novos gestores teve uma importante novidade: o quórum mínimo eleitoral, que buscou estimular a participação da comunidade escolar, especialmente das famílias, tornando o processo mais democrático. Além disso, a data da votação foi estendida para dois dias, sendo um deles o domingo, possibilitando que aqueles pais ou responsáveis que trabalham em dia letivo pudessem votar tranquilamente na data que não atrapalhasse sua agenda de trabalho.

Os diretores empossados irão atuar no quadriênio 2024 – 2027, quando colocarão seus Planos de Gestão Escolar em prática. Os trabalhos serão acompanhados pela SED por meio de indicadores que irão avaliar desde o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes até a estrutura do ambiente escolar.

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