Educação

Os diferenciais do profissional engenheiro químico formado pela Unesc

Os diferenciais do profissional engenheiro químico formado pela Unesc
ASSESSORIA UNESC

O curso já formou mais de 300 profissionais ao longo de 15 anos de existência.

Quem pensa sobre o termo “engenharia” de imediato visualiza números, tecnologia e um elevado pensamento técnico. Este universo é eminentemente dedicado à resolução de problemas, seja por meio de projetos avançados que fazem uso de alta tecnologia, fórmulas complexas, e criatividade, culminando em soluções que visam aumentar a produtividade.

A engenharia, uma das áreas mais antigas nos estudos acadêmicos desde a criação das universidades, evolui continuamente com o tempo, mantendo seu protagonismo mesmo diante das constantes mudanças nos cenários de mercado.

A Unesc se destaca ao oferecer sete cursos distintos na área da Engenharia, proporcionando abordagens diversas para aqueles que desejam se aprofundar nas ciências exatas. Com mais de 15 anos oferecendo formação teórica e prática, o curso de Engenharia Química da Universidade prepara os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, proporcionando uma educação de excelência.

“O profissional em Engenharia Química encontra um mercado dinâmico e repleto de oportunidades, especialmente quando aliado a uma formação sólida e inovadora proporcionada por instituições como a Unesc”, diz a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Segundo a coordenadora do curso, Miquele Lazarin Padula, os engenheiros químicos possuem um profundo conhecimento das ciências químicas e das técnicas de engenharia necessárias para projetar, operar e otimizar processos químicos industriais. Sua experiência técnica abrange desde a química básica até a aplicação prática em escala industrial.

“Os engenheiros químicos são treinados para enfrentar desafios complexos relacionados à produção, processamento e controle de materiais químicos e produtos. Eles têm habilidades analíticas e de resolução de problemas que lhes permitem identificar e solucionar questões operacionais e de segurança em diversas indústrias”, comenta.

Impulso ao crescimento das empresas

De acordo com o coordenador adjunto do curso, Maykon Cargnin, com as crescentes preocupações com regulamentações ambientais e segurança, os engenheiros químicos desempenham um papel crucial na garantia de que os processos e produtos estejam em conformidade com as normas regulatórias. “Eles estão familiarizados com as leis e regulamentos pertinentes e trabalham para garantir a conformidade em todas as etapas do processo”, explica.

“Os profissionais são frequentemente envolvidos no desenvolvimento de novos materiais, produtos e processos. Eles aplicam princípios científicos e de engenharia para criar soluções inovadoras que atendam às necessidades do mercado e impulsionam o crescimento das empresas”, acrescenta ele.

Cargnin acrescenta que, além de suas habilidades técnicas, os engenheiros químicos também possuem habilidades sólidas de comunicação e trabalho em equipe. “Eles frequentemente colaboram com profissionais de outras disciplinas, como químicos, biólogos, engenheiros mecânicos e eletricistas, para resolver problemas multifacetados e implementar soluções eficazes. Esses diferenciais combinados tornam os engenheiros químicos profissionais altamente valorizados em uma variedade de setores industriais, incluindo petroquímica, farmacêutica, alimentos e bebidas, energia, ambiental, entre outros”, enfatiza.

Conheça alguns motivos para cursar Engenharia Química na Unesc

Infraestrutura moderna: A Universidade investe em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para apoiar o aprendizado dos acadêmicos. Laboratórios bem equipados, biblioteca atualizada e instalações de pesquisa, localizadas no Parque Científico e Tecnológico (Iparque), proporcionam um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Corpo docente qualificado: Os professores do curso são altamente qualificados, com experiência tanto acadêmica quanto profissional. Eles estão comprometidos em fornecer uma educação de alto nível, orientando os estudantes em suas jornadas acadêmicas e preparando-os para o mundo do trabalho.

Oportunidades de estágio e pesquisa: A Unesc valoriza a experiência prática e oferece diversas oportunidades de estágio em empresas parceiras da região e de pesquisa em áreas de interesse dos estudantes. Essas experiências enriquecem o aprendizado, proporcionando a chance de aplicar seus conhecimentos em situações reais e desenvolver habilidades profissionais.

Networking e integração com o mercado: A Instituição mantém parcerias com empresas e instituições locais, facilitando o networking e a integração dos alunos com o mundo do trabalho desde o início do curso. Palestras, workshops e eventos promovidos pela Universidade oferecem aos estudantes insights sobre as tendências da indústria e oportunidades de contato com profissionais renomados.

Setores industriais demandantes: engenheiros químicos são necessários em uma variedade de setores industriais, incluindo petroquímica, química fina, alimentos e bebidas, farmacêutica, energia, meio ambiente, entre outros. O crescimento ou estabilidade desses setores afeta diretamente a demanda por engenheiros químicos. Atualmente, os setores industriais passam por uma crise na falta de mão de obra especializada, e portanto, se trata de um profissional em falta no mercado de trabalho, gerando excelentes oportunidades.

Evolução tecnológica: com o avanço tecnológico, novas oportunidades estão surgindo, especialmente em áreas como biotecnologia, energia renovável e materiais avançados.

Salário e oportunidades de carreira: Os salários para engenheiros químicos podem variar dependendo da região do país, da experiência e da especialização. Grandes centros industriais, como São Paulo e Rio de Janeiro, geralmente oferecem mais oportunidades e salários mais altos. Porém, a região se destaca na diversidade de segmentos industriais, e requer as habilidades e competências dos engenheiros químicos em suas atividades. Além disso, engenheiros com habilidades em gestão de projetos, qualidade e segurança tendem a ter melhores oportunidades de carreira.

Demanda por graduados e pós-graduados: O mundo do trabalho valoriza não apenas engenheiros químicos graduados, mas também aqueles com pós-graduação, especialização ou experiência internacional. Certificações e habilidades específicas também podem aumentar a empregabilidade dos profissionais. E nesse quesito, a Unesc se destaca pelo fato de possuir um Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia do Materiais, que forma engenheiros químicos, mestres e doutores na área.

Graduação Multi

A virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi aconteceu há dois anos. O método inovador de ensino oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações da sociedade civil. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Oportunidade de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já neste mês de fevereiro. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Topo