Geral

Dia Nacional do Doador de Sangue: doador de Morro da Fumaça conta com transporte gratuito para doar

Dia Nacional do Doador de Sangue: doador de Morro da Fumaça conta com transporte gratuito para doar
DAIANA CARVALHO / PMMF – FOTO: RICARDO WOLFFENBUTTEL / SECOM

Serviço é ofertado através da Secretaria de Saúde e visa facilitar o deslocamento até o Hemocentro de Criciúma.

O ato de doar sangue é um gesto de amor ao próximo que pode salvar diversas vidas. Com uma doação, até quatro vidas podem ser salvas e diversas outras beneficiadas com a doação de plaquetas, componente sanguíneo, fundamental para pacientes em tratamento de inúmeras doenças. Dada a importância deste ato, neste sábado, 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data de conscientização.

“A doação de sangue é um ato seguro, de generosidade, e que, de fato, salva vidas. O sangue é um produto único, valioso, e sem substituto, a única fonte é o doador. A gente deve se colocar no lugar de quem está precisando de uma transfusão. Estamos chegando ao verão, as doações tendem a diminuir e o fluxo de pessoas no Estado aumenta, precisamos do apoio dos doadores para manter os estoques dentro dos índices ideais”, destaca a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

Com a intenção de facilitar a rotina do doador de Morro da Fumaça, a Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social incorporou ao cronograma de transporte de pacientes ao município vizinho, Criciúma, o agendamento do transporte para doadores que precisam de apoio para se deslocar e consolidar a sua contribuição.

“Sabemos do esforço das equipes dos hemocentros do Estado para manter os estoques abastecidos, bem como da importância de cada bolsa, quando falamos em salvar vidas. Então nos unimos a esse esforço e pedimos o apoio da população. Todos nós estamos sujeitos a adoecer e vir a precisar desse recurso importante”, salienta a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

Atualmente, o Hemosc de Criciúma é responsável por abastecer 42 municípios das três regiões do Sul catarinense, totalizando 25 hospitais. Para manter o estoque ideal, é necessário coletar, em média, 80 bolsas por dia. A maior demanda é pelas tipagens A e O, sendo o O negativo o mais solicitado, devido às transfusões de emergência.

Doadores que tiverem o interesse em doar podem realizar o agendamento do carro através do número (48) 3434 1711. O veículo é disponibilizado todo mês, sempre na última quarta-feira. Partindo do município no início da manhã e regressando por volta do meio-dia.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Informações adicionais podem ser obtidas no site do Hemosc.

Topo