Educação

Curso de Matemática na Unesc: Uma jornada para o conhecimento e transformação

Curso de Matemática na Unesc: Uma jornada para o conhecimento e transformação
ASSESSORIA UNESC

O curso de graduação está atento ao cenário e prepara o estudante para atuação de excelência no ensino.

A Matemática desempenha um papel indispensável no desenvolvimento científico, tecnológico e, consequentemente, na evolução da sociedade. O curso de Matemática da Unesc, com mais de 50 anos de expertise na formação de professores, destaca-se por oferecer uma sólida base teórica e prática e por inovar na abordagem multidisciplinar.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o curso é diferenciado não apenas por sua longa tradição na formação de profissionais, mas também pela abordagem inovadora, infraestrutura completa, e compromisso com a atualização constante. “Ao formar profissionais preparados para a Educação Básica e para desafios além da sala de aula, a Unesc contribui significativamente para o desenvolvimento da sociedade por meio do conhecimento matemático”, diz a reitora.

Conforme a coordenadora Ledina Lentz Pereira, o curso busca proporcionar uma formação básica, ampla e sólida, incorporando o conhecimento das diversas relações entre os saberes matemáticos. “Com uma trajetória que remonta a 1970, já formou mais de mil profissionais. A estrutura curricular é atualizada, mantendo-se em conformidade com os padrões da Universidade, conceito máximo do Ministério da Educação (MEC)”, menciona Ledina.

Perfil profissional do egresso

Segundo Ledina, o licenciado em Matemática formado pela Unesc é preparado para atuar na Educação Básica, tanto em escolas públicas quanto privadas. Com competências sólidas, esse profissional pode aprofundar conceitos matemáticos e pedagógicos, além de seguir para programas de mestrado e doutorado. O curso visa desenvolver habilidades nas dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão.

“O principal foco é a formação de professores para a Educação Básica. No entanto, os graduados também encontram oportunidades em consultorias financeiras, indústrias, comércios e setores públicos. A valorização da Matemática na sociedade é evidenciada por prêmios e reconhecimentos, como o Prêmio ACIC de Matemática, e participações destacadas em feiras e olimpíadas nacionais e internacionais”, observa a coordenadora.

O que o acadêmico irá aprender?

Conforme Ledina, os estudantes do curso aprenderão a elaborar propostas de ensino e aprendizagem, analisar materiais didáticos e desenvolver estratégias de ensino que estimulem a criatividade e a autonomia dos educandos.

Diferenciais do curso

A Unesc oferece uma infraestrutura completa, com laboratórios de informática, de Matemática, salas equipadas com lousa digital e data shows. A formação é desde a 1ª fase com o uso de lousa digital interativa e do Ambiente Virtual (AVA). Os laboratórios de informática possuem softwares específicos, como Graph, Maple e Geogebra. Além disso, o curso incentiva a prática de estágio supervisionado, participando ativamente de programas como PIBID e Residência Pedagógica/Capes.

“O corpo docente, em sua maioria doutores e mestres, possui experiência tanto em sala de aula na Educação Básica quanto na região. O curso promove a participação em eventos, congressos, fóruns e seminários, mantendo-se constantemente atualizado. Eventos como Semana Acadêmica, Seminário dos Estágios Supervisionados e outros fortalecem a integração dos acadêmicos e docentes”, complementa Ledina, destacando a satisfação do curso com os excelentes desempenhos dos egressos nos concursos públicos das redes públicas, sendo a maioria proveniente da Unesc.

Oportunidade de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já neste mês de fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Topo