Educação

Curso de Letras da Unesc celebra 50 anos de história e versatilidade profissional

Curso de Letras da Unesc celebra 50 anos de história e versatilidade profissional
ASSESSORIA UNESC

Os egressos são preparados para desempenhar diversas funções, sendo habilitados para a docência em Língua Portuguesa e Inglês.

O Curso de Letras da Unesc comemora em grande estilo, em 2024, seus 50 anos de contribuição para a formação de profissionais versáteis e qualificados. Sob a coordenação da professora Daniela Arns Silveira, o curso se destaca não apenas pela longevidade, mas também pela qualidade do corpo docente, composto por mestres e doutores, muitos deles atuando ativamente na educação básica.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, ao completar meio século, o curso de Letras da Unesc olha para o futuro com otimismo. “O compromisso com a qualidade do ensino, aliado à adaptação constante às demandas do mercado, promete manter a relevância do curso nas próximas décadas. A formação integral dos acadêmicos, aliada à versatilidade profissional, continuará a ser um diferencial na preparação de profissionais capacitados e engajados”, expressa Luciane.

“Ao longo de cinco décadas, o curso acompanhou de perto a trajetória da Instituição, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento acadêmico e cultural da região. Desde sua fundação, a proposta da graduação é formar profissionais capazes de atuar não apenas como professores, mas também como revisores, editores, pesquisadores na área de linguagem e da literatura”, completa Daniela.

A versatilidade, segundo Daniela, também é uma marca registrada do curso. “Os egressos de Letras da Unesc são preparados para desempenhar diversas funções, sendo habilitados para a docência em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Atualmente, ofertamos Letras Língua Portuguesa. Além disso, os estudantes têm a possibilidade de atuar como revisores de texto, editores, tradutores e intérpretes, especialmente se optarem pela segunda licenciatura em língua estrangeira”, conta.

Uma característica única do curso é a capacidade de seus graduados desempenharem múltiplos papéis simultaneamente. Por exemplo, um licenciado em Letras pela Unesc pode exercer a função de professor e, ao mesmo tempo, atuar como revisor de textos. Essa flexibilidade proporciona aos egressos uma ampla gama de oportunidades profissionais, sem a necessidade de fazer escolhas exclusivas entre as diferentes áreas de atuação.

Contribuição para a Educação Básica

O curso se destaca ainda pela forte presença de seus docentes na educação básica. Mestres e doutores compartilham não apenas conhecimento teórico, mas também experiências práticas, enriquecendo a formação dos futuros professores. Essa conexão direta com a realidade das escolas contribui para a eficácia do curso na preparação dos alunos para os desafios do ambiente educacional.

“Neste ano especial de celebração, o curso não apenas comemora seu passado, mas reafirma seu compromisso com a formação de profissionais que contribuem de maneira significativa para a sociedade. Cinco décadas de história refletem a dedicação da Instituição em proporcionar uma educação de qualidade, preparando seus graduados para enfrentar os desafios e as oportunidades que o mundo contemporâneo oferece”, finaliza a coordenadora.

Graduação Multi

 A virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi aconteceu há dois anos. O método inovador de ensino oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com a comunidade, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações da sociedade civil. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Oportunidade de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Topo