Geral

Curso de Cerâmica Artística encerra 2023 com sucesso de participação

Curso de Cerâmica Artística encerra 2023 com sucesso de participação
gabriela recco

A Associação de Artesãos Olaria das Artes, de Morro da Fumaça, encerrou nesta semana mais um Curso de Cerâmica Artística. Ao todo, 14 alunas participaram do curso, que foi ministrado pelo artesão Joselito Henfrain, e teve duração de nove meses. O curso foi dividido em duas turmas, uma da Cultura e outro do projeto contemplado pelo Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social da Cermoful Energia (Fates).

Durante as aulas, elas aprenderam a criar peças únicas e personalizadas, utilizando técnicas como a modelagem em argila e a pintura em cerâmica. “Foi um ano muito positivo. Nos adaptamos no novo espaço, e mesmo com um forno menor, conseguimos realizar as aulas dentro do planejado”. No encerramento foi realizada uma exposição com as peças produzidas pelas alunas ao longo do programa.

Desde o início do ano, a Olaria das Artes está em novo endereço, atendendo juntamente no Departamento de Cultura, localizado na Rua Nereu Ramos, no centro. “Há muitos anos viemos lutando para manter viva a tradição da cerâmica artística na cidade de Morro da Fumaça. Temos um potencial de geração de renda além da valorização dos produtos artesanais locais”, destaca Henfrain.

A expectativa é que mais cursos e oficinas sejam realizados pela associação no próximo ano. “Já temos fila de espera para os cursos em 2024. Dependendo dos projetos vamos abrir novas vagas ou até mesmo cursos particulares. Todas as alunas gostaram tanto que querem repetir no próximo ano. Acredito que ano que vem será um ano melhor ainda. Adquirimos novas argilas diferenciadas para novas experiências”, finaliza.

Topo