Esporte

Criciúma recebe o Figueirense na estreia do Estadual

Criciúma recebe o Figueirense na estreia do Estadual
CELSO DA LUZ / CRICIÚMA EC

O Criciúma faz sua estreia no Campeonato Catarinense 2024 neste final de semana. O Tigre, atual campeão estadual, recebe o Figueirense na tarde deste sábado (20/01) pela primeira rodada da edição de 100 anos da competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). O confronto ocorre às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Para o primeiro jogo do estadual, o técnico Cláudio Tencati poderá contar com o colombiano Yerson Candelo, que está com o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já o uruguaio Baltasar Barcia e o atacante Renato Kayzer atuaram com a camisa do Tigre na vitória contra o Marcílio Dias por 2 a 0. A partida garantiu o título da Recopa Catarinense para os carvoeiros na última terça-feira (16/01), no Majestoso.

O lateral-direito e meia Claudinho poderá completar seu centésimo jogo com a camisa do Tigre no duelo contra o Figueirense. Natural de Nova Veneza, o atleta é cria da base carvoeira, teve uma passagem pelo Sub-20 do Atlético Mineiro e retornou ao Criciúma em 2021. Desde o seu retorno, o jogador de 23 anos conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro, o acesso e o título do Catarinense da Série B, o título da elite do estadual, a Recopa e o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

O elenco do Criciúma realizou o último treinamento preparatório na manhã desta sexta-feira (19/01) no Heriberto Hülse.

CAMPEONATO CATARINENSE 2024

Na primeira fase, os 12 times se enfrentam no sistema de pontos corridos em turno único. Os oito primeiros colocados avançam às quartas, e os dois últimos são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

As quartas de final, semifinais e final são disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. O mando dos jogos de volta é sempre da equipe que teve melhor campanha na primeira fase. Em caso de igualdade na pontuação nas fases mata-mata e, depois, no saldo de gols do confronto, a vaga ou título sairá na disputa de pênaltis.

Além do confronto entre o Tigre e o Figueirense, Joinville x Marcílio Dias e Chapecoense x Hercílio Luz também se enfrentam no sábado, abrindo a competição estadual. No domingo, Internacional x Concórdia, Barra x Brusque e Avaí x Nação fecham a primeira rodada.

Topo